Teddy Santis nasceu na cruel e nostálgica fábrica cultural mundial chamada Nova York e sua história também. Quando a construção de uma linha de metrô ameaçou fechar a lanchonete de sua família na 89 street, Santis começou a pensar em opções e alternativas para seguir empreendendo. O resultado foi a criação de sua cult marca Aimé Leon Dore, criando roupas masculinas inteligentes, essas que sem esforço mergulha no estilo do rap dos anos 90.
A Aimé Leon Dore fez sua estreia nas ruas em 2014 e foi instantaneamente um sucesso entre os entusiastas do streetwear. Os motivos, designer e ideias empregados por Santis às suas cápsulas mostraram um olhar mais astuto ao lifestyle, trazendo a sofisticação, muitas vezes referenciando à cultura hip-hop, arquitetura contemporânea e a fotografia artística - fórmula de criação que valeu a pena.
(Teddy Santis - Foto: ALD)
Hoje, a ALD se mantém consistente, desafia as tendências e projeta fundamentos bem elaborados. Suas colaborações sempre são de sucesso, envolvem marcas como Woolrich e Porsche, e têm sido altamente cobiçadas, o que posiciona a marca ao patamar mais desejável do momento.
Agora em um novo capítulo, o fundador da Aimé Leon Dore, acaba de ser nomeado diretor criativo da linha Made in USA da New Balance, tornando-se o mais recente designer de alto nível a assumir uma posição semelhante dentro de uma marca de tênis.
(Foto: New Balance)
O anúncio feito não detalha ainda quais serão as responsabilidades exatas de Santis, mas como ele assume o comando da linha Made in USA, ele estará liderando uma linha que a marca promete deixar equilibrada entre valor e qualidade. Pra ser ter uma simples ideia, a linha que é fabricada nas instalações da New Balance em Maine e Massachusetts, inclui modelos como o New Balance 992, 993 e 990 v5.
O então designer da Aimé Leon Dore já trabalhou anteriormente com a fabricante de tênis sediada em Boston em versões dos modelos New Balance 550, 1300 e 990, entre outros.
No entanto, o mais recente trabalho colaborativo entre a Santis e New Balance parece explorar uma nova tendência na indústria dos tênis, que tem visto as marcas, inclusive a New Balance, mudar o foco de colaborações efêmeras para parcerias mais duradouras.
(Foto: Teddy Santis)
Em Setembro do ano passado, por exemplo, Kerby Jean-Raymond da Pyer Moss assinou como diretor criativo da Reebok , enquanto em Dezembro vimos o anúncio de uma nova colaboração entre a Adidas Basketball e Jerry Lorenzo, o criativo por trás da Fear of God.
Santis estabeleceu sua marca como algo essencial para os aficionados pelo streetwear. E seguindo o sucesso de seus trabalhos anteriores, a New Balance espera, sem dúvida, canalizar esse mesmo status em um relacionamento que deverá ir além de iniciativas criativas intermitentes.
"Fui atraído pela New Balance e pela maneira como ela construiu um legado baseado em valores, como integridade e autenticidade, em vez do exagero", disse Teddy Santis.
"Vejo uma tremenda oportunidade para criar histórias autênticas junto à pessoas reais da vanguarda, concebendo campanhas globais que conectam nossos valores essenciais com o mundo", acrescentou.
A primeira coleção desenhada por Teddy Santis em sua nova função de diretor criativo da New Balance Made in USA tem previsão de lançamento datada para 2022.
Ficamos na torcida e no aguardo.