Famosa casa de leilões leiloa 100 pares entre os tênis mais raros do planeta

Famosa casa de leilões leiloa 100 pares entre os tênis mais raros do planeta

Por RODRIGO DHAKOR

Por Rodrigo Dhakor

Uma coleção de tênis foi leiloada pela casa de leilões de 275 anos Sotheby’s e vendida por US $ 850.000, provando que tênis raros são tão cobiçados quanto quadros e outras obras de arte.

A Sotheby’s e a varejista Stadium Goods abriram o leilão na última quinta-feira (11) contendo 100 pares de tênis dos mais raros do catálogo da Nike, Adidas e alguns Air Jordans. Todos, exceto um dos pares, foram vendidos esta semana para o empreendedor e investidor  canadense, fundador da empresa Peerage Capital GroupMiles Nadal.

(Foto CNBC)

A exceção fica por conta do Nike Waffle Racing Flat Moon, de 1972, que ainda está à venda e seu valor deve chegar a US $ 160.000. As ofertas começam em US $ 80.000 e todos tem até terça-feira (23) para fazer uma oferta por ele.  

Os Nike Waffle foram projetados pelo co-fundador da marca, Bill Bowerman, e ostentavam uma sola tipo waffle, que foi uma grande "tacada" de inovação da Nike. Apenas 12 pares foram feitos para corredores que exercitavam testes olímpicos em 1972, e o par que está sendo leiloado é considerado o único que não foi usado.

(Foto CNBC)

Esse é o primeiro leilão de tênis da Sotheby’s e destaca a ascensão do streetwear no mundo dos leilões. Os colecionadores de hoje, incluindo os mais jovens, estão um pouco mais interessados ​​na cultura pop e na moda urbana, de modo que, estão negociando, vendendo, comprando de tudo em leilões, desde raridades, camisetas, jaquetas e luvas de boxe da Supreme.

Nadal disse que planeja exibir os tênis comprados no leilão em seu Dare to Dream Automobile Museum, que fica na cidade de Toronto, onde ele abriga sua coleção de 142 carros e 40 motos. “Sempre fui um entusiasta e apreciador de arte colecionável, aquela ​​que representa design inovador, habilidade excepcional, novas e excitantes tendências na cultura pop”, disse ele.

A venda também incluiu dois pares de Nike Air Mag um de 2011 e outro de 2016, tênis que ficaram famosos no filme “De Volta Para o Futuro II”. Outra estrela da venda foi a edição Air Jordan 11 “Jeter”, criado para comemorar a aposentadoria do ex jogador do New York Yankees Derek Jeter, em 2017. Apenas cinco pares foram feitos, nas cores branco e azul marinho de acordo com as cores da jersey Yankee, juntamente com seu número 2 bordado no calcanhar. Cada um deles estimados em US $ 60.000. 

(Foto Dia Dipasupil | Getty Images) 

Quatro versões inéditas “Friends & Family” do Air Jordan 4 “Cactus Jack” (estimados entre US $ 45 / 60.000), raras silhuetas como o Adidas NMD Hu TR x ChanelAir Yeezy2 NRG Pure Platinum, Nike Air Max 97 OG "The Ten"Yeezy Boost 350 v2 Frozen, Chanel x Pharrell x Adidas NMD, um par de 2012 do Tom Sachs X Nikecraft "Mars Yard”, um modelo do Chanel x Pharrell x Adidas NMD Hu TR Karl Lagerfeldentre outros dos tênis mais raros e cobiçados já produzidos pelos maiores nomes do setor estavam na enorme lista.

“No Stadium Goods, nós já falamos sobre como os tênis são a moda de luxo desta geração, e poder colaborar com uma marca com a história e a estima da Sotheby's é mais uma prova disso. Estamos oferecendo dezenas de itens incrivelmente excepcionais nesta venda, incluindo muitos que são genuinamente exclusivos. Esses itens são verdadeiros artefatos culturais e será emocionante vê-los em uma exposição pública ao lado das ofertas renomadas da Sotheby's ”, disse John McPheters, co-fundador e co-CEO da Stadium Goods, em um comunicado à imprensa.

(Foto CNBC)

A exposição gratuita chamada Stadium Goods: The Ultimate Sneaker Collection Online mostrará todos os tênis e ficará aberta ao público do dia 11 ao dia 23 de julho em Nova York nas galerias da Sotheby's. Os lances para o Nike 'Moon Shoe' de 1972 permanecerão abertos até 23 de julho, assim como a exposição pública dos sneakers.