Gucci lança tênis virtual de R$ 50 que só pode ser usado online

Gucci lança tênis virtual de R$ 50 que só pode ser usado online

A Gucci lançou recentemente o que é provavelmente sua linha de produtos mais acessível. A coleção Gucci Virtual 25 está disponível na forma de um filtro de aplicativos em AR (realidade aumentada), com tênis que custam a partir de R$ 50,00. 

O lançamento faz parte de um mercado novo e quem tem atraído a atenção do público jovem. Os modelos são comprados para serem usados de forma virtual em videogames e para fotos em redes sociais. 

Os preços da coleção virtual são bem diferentes dos praticados no mundo real, e as cores dos itens também diferem bastante das usadas em produtos tradicionais, normalmente mais discretos. Ao todo, são 25 calçados digitais que trazem o símbolo da marca. 

(Foto: Gucci)

A coleção foi desenvolvida pelo diretor criativo da marca, Alessandro Michele, em parceria com a empresa de tecnologia Wanna, já é conhecida neste segmento. Os filtros estão disponíveis por preços que vão de U$ 9,00 a U$ 12,00 (Aprox. R$ 67,00) por meio do aplicativo do Wanna Kicks. O tênis pode ser utilizado em plataformas de jogos online como o Roblox, VRChat e nas redes sociais.

Sergey Arkhangelski, CEO da Wanna, afirmou que, em cinco ou talvez 10 anos, uma fatia relativamente grande da receita das marcas de moda virá de produtos digitais e NFT's (tokens não fungíveis).

(Foto: Reprodução)

Nas últimas semanas, o mundo está acompanhando um movimento crescente dos NFT's, que se restringe às compras de produtos virtuais. Dezenas de peças digitais já foram comercializadas por preços exorbitantes. 

Apesar da semelhança com as obras de arte digitais NFT's, que emitem um certificado de propriedade baseado em blockchain, esses itens virtuais não pertencem realmente ao comprador, pois não podem ser revendidos.

O "Virtual 25" está à venda nos aplicativos da Wanna e da Gucci.