A Nike começou na última segunda-feira (12), a vender tênis usados em oito de suas lojas nos Estados Unidos. A iniciativa pretende se expandir, ainda neste mês, para outras lojas da marca pelo país.
O objetivo do projeto, chamado "Nike Refurbished", é reduzir as pressões sobre a indústria da moda para desenvolverem produtos mais sustentáveis, reduzindo, assim, o desperdício e trazer um consumo mais consciente.
O programa vai aceitar tênis com poucas marcas de uso ou com falhas de fabricação. Eles serão inspecionados, reparados e ganharão uma nota de acordo com a sua condição: “like new” (usado uma ou duas vezes), “gently worn” (com aparência de usados mais do que like new) e “cosmetically flawed” (com algum defeito na produção).
(Fotos: Nike)
Depois de passar por limpeza e desinfecção, parte dos produtos serão revendidos por preços reduzidos, os que não tiverem condições de serem expostos, serão doados ou convertidos em material reciclado. Já os clientes que devolveram os tênis usados terão descontos em novos produtos da marca.
Os tênis devem ser devolvidos no prazo de 60 dias a partir da data de compra para serem elegíveis para reforma. Assim que forem considerados adequados para revenda, os modelos são enviados para uma loja Nike participante e o preço com desconto será determinado com base no tipo e condição do calçado. Os tênis serão expostos em uma seção especial nas lojas.
(Fotos: Nike)
De acordo com pesquisas, não é de hoje que a indústria da moda é acusada de ser uma das mais poluentes do mundo, ficando atrás apenas da indústria petrolífera. Há controvérsias e estudos que indicam outras atividades como mais poluentes, como a agroindústria, produção de cimento e até o turismo.
No ano passado, Adidas e Allbirds disseram que estavam unindo forças para criar um tênis de alto desempenho com a menor pegada de carbono possível. Já a Nike disse que quer reduzir em 70% suas emissões de gases de efeito estufa até 2025. Ela também quer aumentar em 10 vezes a quantidade de resíduos de seus produtos que podem ser renovados, reciclados ou doados.
No momento, a iniciativa Nike Refurbished está disponível apenas para 15 lojas da marca nos Estados Unidos.