Novo App da Nike usa RA e IA para trazer ajuste perfeito

Novo App da Nike usa RA e IA para trazer ajuste perfeito

Por Rodrigo Dhakor

A Nike lançou uma ferramenta capaz de fornecer e permitir que o usuário tenha recomendações "hiper-precisas" sobre o dimensionamento adequado para seus tênis, digitalizando seus pés por meio da câmera do seu smartphone.

Chamada de Nike Fit, a ferramenta tem como objetivo "eliminar" o problema que os clientes enfrentam no processo de compra de um novo calçado da marca. O app usa a tecnologia RA (realidade aumentada) e escaneia os pés do usuário utilizando 13 pontos de dados que mapeiam a morfologia dos seus pés em questões de segundos. Esses pontos criam dados suficientes para que o tênis, no tamanho perfeito, seja oferecido ao consumidor. Essa verificação "hiper-precisa" da dimensão do pé do usuário pode ser armazenada no seu perfil-membro NikePlus e facilmente usado para futuras compras on-line.

 

Para medir o tamanho correto do calçado, o usuário deve ficar de pé, em frente a uma parede, por exemplo, e com meias que contrastam com a cor do piso. O quadro é então calibrado movendo uma linha para marcar a base da parede. E logo após, é preciso escanear os pés usando a câmera do smartphone.

As previsões de dimensionamento são programadas usando IA (inteligência artificial), o que significa que quanto mais pessoas usarem a plataforma, mais precisa ela se tornará.

A Nike espera que a ferramenta reduza o número de retornos relacionados ao tamanho e aumente a satisfação do cliente. Segundo as pesquisas da marca, a cada cinco pessoas, três usam ou compram tênis no tamanho errado.

Para entender o programa de necessidades, basta saber que todos os pés são diferentes. As inúmeras medidas e morfologia são complexas e fornecem dados insuficientes para as empresas calçadistas. E o dimensionamento tal qual conhecemos, é uma simplificação desse problema.

A Nike diz que os tênis são feitos com diferentes intenções de desempenho, o que significa que provavelmente você pode querer um tênis de corrida um pouco mais apertado do que um tênis para situações casuais. E o aplicativo lida com todas essas decisões e possui a configuração correta do tamanho que você precisa.

O recurso Nike Fit ainda não foi lançado oficialmente, mas deve estar disponível em julho nos Estados Unidos e em agosto na Europa.

Novos detalhes surgirão a medida em que as previsões de disponibilização se aproximarem.

Nenhuma informação até o momento (16) detalha a chegada do app nas lojas brasileiras de aplicativos para smartphones.