O novo Nike S23NYC Studio

O novo Nike S23NYC Studio

Por RODRIGO DHAKOR

Por Rodrigo Dhakor

O aplicativo SNKRS da Nike é uma das mais novas revoluções na maneira como compramos e interagimos com os tênis, e na última semana, o S23NYC Studio, agência interna da Nike que supervisiona o aplicativo, mudou-se para um novo espaço na South Street, no distrito de Seaport, em Nova York, onde compartilha uma vista impressionante do East River.

Projetada para ser o QG da equipe que promoverá a progressão do aplicativo, a instalação de última geração abriga mais de 100 funcionários e apresenta um design de interiores que reflete a criatividade e o talento da equipe escolhida a dedo pela marca do Swoosh. Agora, os engenheiros, designers, cientistas de dados, profissionais de marketing e outros profissionais poderão colaborar de maneira mais eficiente sob o mesmo teto, em um aplicativo que procura unir comunidades fanáticas usando a amplitude SNKRS e do público digital.

(Fotos Eddie Lee)

O SNKRS teve um grande crescimento desde que foi lançado em 2015. Em 2016, a Nike comprou o Virgin Mega, uma startup pouco conhecida, que na época pertencia ao Virgin Group de Richard Branson, com o objetivo de "expandir a comunidade e a funcionalidade" das principais experiências móveis da Nike.

A Nike esperava que Ron Faris, na época fundador e CEO da Virgin Mega e sua equipe pudessem fazer o mesmo com o seu aplicativo SNKRS, já que a marca procurava não apenas trazer novidades a comunidade sneakerhead por meio de iniciativas digitais, mas também traçar uma estratégia direta a esses e outros fanáticos por tênis.

(Foto Eddie Lee)

Com isso em mente, o objetivo de Faris era simples. Ele teria e queria trazer a alma da cultura do tênis para o mundo digital, modernizando a emoção em torno da "caçada" ou da espera em uma fila por um cobiçado tênis. Isso o levou a disponibilizar até mesmo recursos de realidade aumentada para o aplicativo, como o Stash, onde os membros do SNKRS podem visitar um local ou tirar foto de algum objeto para desbloquear um modelo exclusivo.

Segundo Faris, hoje vice-presidente da divisão Nike SNKRS, a próxima fase do aplicativo é focada na previsão. Com anos de informações de milhões de sessões de usuários, a equipe do SNKRS está totalmente confiante em executar uma estratégia personalizada para servir a comunidade. 

"Estamos começando a nos aprofundar em comunidades e ajudando-as a moldar a aparência de alguma história. E à medida que a comunidade cresce, não queremos estar na posição em que contamos a eles apenas sobre nosso produto, queremos que eles co-criem nosso produto e a história", diz Ron Faris.

Programas exclusivos no aplicativo, recompensas desbloqueáveis ​​e ofertas personalizadas de produtos para aqueles que se envolvem com o aplicativo são apenas parte do projeto. 

"Estou empolgado por não apenas criar novas experiências e ciência de dados, mas uma grande parte deste estúdio está unindo arte e ciência", continuou Faris. "Temos uma zona de design, onde convidamos a comunidade a entrar e administrar clínicas e oficinas que queremos tornar realidade, o que terá um grande efeito sobre como moldamos nossas histórias, produtos e experiências". finaliza.

Faris, possui mais de 15 anos de experiência na liderança de equipes criativas, e diz que o novo espaço facilitará um tipo de colaboração que normalmente não acontece na Nike. Por exemplo, quando sua equipe passa pelo planejamento estratégico, ele convida todo o estúdio para as oficinas e, em seguida, junta as pessoas - um designer de calçados com um testador de controle de qualidade ou um engenheiro de iOS com um comerciante de produtos. Ele quer uma combinação improvável de vozes para ajudar a moldar o roteiro e os recursos do produto. 

(Fotos Eddie Lee)

À medida que a Nike acabou de abandonar a Amazon e agora se desdobra em uma estratégia de varejo direta ao consumidor, ouvir as principais vozes - tanto de seus funcionários quanto de seus clientes - será o ponto fundamental.

S23NYC é um estúdio de experiência digital que permite tal feito, além de ser a força motriz por trás de alguns dos momentos mais memoráveis ​​da marca, nascendo também para ser uma das tendências tecnológicas mais recentes do mercado, que permitirá que a comunidade de tênis influencie e cause impacto ao utilizar os métodos de lançamentos de calçados em tempo real.

Neste exato momento, novas idéias estão sendo preparadas e somente o tempo dirá o tamanho do investimento que a Nike fará para o futuro do SNKRS, mas é difícil negar o impacto visível que permite que a Nike continue sendo a marca de calçados mais inovadora do mundo.