O que há de tão especial nas solas Vibram

O que há de tão especial nas solas Vibram

Por RODRIGO DHAKOR

A Vibram SpA é uma empresa italiana com sede em Albizzate que fabrica e licencia a produção de solas de borracha conhecidas como "Vibram".

A empresa recebeu o nome de seu fundador, Vitale Bramani, que foi creditado por ter inventado o primeiro talão de borracha. As solas Vibram foram usadas pela primeira vez em botas de alpinismo, substituindo as solas de couro equipadas com cascos ou grampos de aço, comumente usados ​​até então.

As solas produzidas pela Vibram são chamadas de solas Vibram, borracha Vibram ou simplesmente Vibram.

Vitale Bramani, em 1935, introduziu a Vibram depois que seis de seus amigos faleceram tragicamente em uma expedição de caminhada pelos Alpes italianos. As botas usadas na época normalmente usavam solas que não ofereciam muito conforto aos pés dos caminhantes, eram de pouca tração e não ajudavam em questões e em condições de congelamento. Ele se propôs a criar solas que salvariam e transformariam vidas, solas que poderiam sobreviver a todos esses elementos e variantes.

Trabalhando com Leopoldo Pirelli (da pneus Pirelli), Bramani desenvolveu botas com duas vantagens principais: solas feitas de borracha vulcanizada (um isolante muito melhor do que o feltro) e melhorias na tração devido a um padrão de banda de rodagem chamado "Carrarmato" (traduzido do italiano: "banda de rodagem do tanque").

A combinação de melhor isolamento e melhor tração levou às expedições de caminhadas mais segurança e a menos casos de congelamento, hipotermia e exposição. 

Atualmente solas Vibram são amplamente utilizadas na indústria de calçados devido à sua reputação de qualidade, durabilidade, conforto e tração. A maioria dos sapatos da marca Samuel Hubbard são fabricados com solas Vibram para torná-los o mais confortável possível. 

A empresa produziu um calçado diferente, utilizando um conceito muito interessante, bastante simples e inovador. Utilizando o solado de borracha, o Vibram Five Fingers corresponde à luva para os pés, que visa melhorar e corrigir a pisada, além de fortalecer músculos e tendões da região da perna e da coxa. 

(Foto Vibram)

O mesmo promove melhoria na amplitude dos movimentos, permite que o corpo e o pé se movam naturalmente, tem um visual despojado, de fácil utilização, além de ser confortável e com vários usos e foi especialmente projetado para garantir aderência em esportes aquáticos, corrida, fitness, trekking, viagens e uso casual.

Hoje a marca Vibram é sinônimo de qualidade e garante um ótimo desempenho, principalmente para a comunidade outdoor. A marca também projeta modelos para uso esportivo, policial, industrial, militar e casual, sendo usados por inúmeros fabricantes de calçados.

The North Face, aplica a tecnologia Vibram em diversos tipos de calçados para garantir mais segurança nas passadas em todos os desafios.

"Vibram possui qualidade e função atemporais", diz Matthew Williams, a mente criativa por trás do crescente selo de Nova York Alyx

(Fotos Maison Margela / ROA Andreas)

Marcas como NikeMaison Margiela, Mark McNairy, Giorgio ArmaniThom Browne, ROA AndreasPaul Smith entre outras já se voltaram para o Vibram - procurando um resultado final para um design de alta tecnologia, qualidade incomparável e uma quantidade de feiúra cuidadosamente considerada. 

A New Balance também possui calçados que utilizam sola Vibram, com o intuito de ajudar os atletas a atingirem seus objetivos, fornecendo durabilidade, tração, aderência e redução no peso do calçado de seus modelos outdoor.

(Foto New Balance)

Vibram lançou uma série de entrevista com designers que contam sobre como suas marcas incorporaram as solas Vibram em seus produtos de calçados, destacando a diversidade de design e a confiabilidade dos 80 anos de experiência da Vibram.

 

"Com a campanha #WhyVibram, pretendemos mostrar o que está por trás de cada projeto que desenvolvemos para as marcas de nossos parceiros", salienta Davide Canciani, diretor de marketing global da Vibram"Cada empresa tem sua própria visão, estilo, necessidades funcionais e estéticas específicas. Nosso papel é combinar essas necessidades específicas com a melhor solução em termos de criatividade, desempenho e inovação, conceitos que a Vibram garante e que sempre caracterizaram a empresa", finaliza.

Por fim, a Vibram não é uma grande estrela, ela é simplesmente a plataforma ultra-resistente sobre a qual os designers constroem tênis cada vez mais fantásticos, fazendo com que o pequeno e modesto logotipo amarelo da marca permita que uma pessoa saiba que o que está comprando possui grande qualidade, independentemente do preço. 

A primeiro entrevista da série foi lançada em Março e, para saber mais sobre a Vibram, acesse o site da marca.