SBTG se inspirada no modificado Air Jordan 1 Chicago rehab em novo projeto

SBTG se inspirada no modificado Air Jordan 1 Chicago rehab em novo projeto

Por Rodrigo Dhakor

Em outubro de 1985, Michael Jordan quebrou o pé esquerdo no terceiro jogo da temporada da NBA, o que o levou a perder 64 jogos. E para auxiliar seu processo de reabilitação, a Nike (na época) criou uma versão personalizada do seu Air Jordan 1 "Chicago"

 

 

Essas modificações foram feitas para dar um apoio extra a MJ, enquanto se recuperava da lesão no pé e agia como uma cinta de tornozelo. Era um trabalho personalizado muito simples (hoje o chamam de "um dos projetos de tênis personalizados mais significativos da história") que exigia separar o cabedal da midsole para prender tira com velcro ao redor do tornozelo e tiras pretas que se estendem da midsole até uma fenda na gola do tornozelo que agia como uma cinta de tornozelo embutida. 

 

 

34 anos depois de toda história, e após projetar e trabalhar com tênis por mais de 16 anos, Mark Ong, do SBTG Surplus (estúdio de produção de pares customizados localizado em Singapura), decidiu se inspirar no projeto e revelar ao mundo sua réplica, batizada de Air Jordan 1 "Rehab SOS".

"Este foi um projeto pessoal que foi colocado em segundo plano nos últimos 15 anos, desde que eu abri minha empresa (SBTG) em 2003", diz Ong. 

“Ainda me pego pensando nisso e romantizando as fotos de vez em quando, então finalmente, com a ajuda de um amigo e especialista em couro, fui capaz de construir esse par com as especificações mais próximas possíveis, depois de muito verificar o modelo da Heritage Auctions. Parecia que todos os anos trabalhando em tênis me levaram a esse ponto.", finaliza.

Muito estudo e compreensão de funcionalidade foram usadas para construir a silhueta. Um par de 1985 foi comprado e a reprodução pode ser feita de maneira bastante fiel à forma do modelo OG; as incisões foram feitas logo abaixo das abas do tornozelo e em seguida foram presas por faixas pretas costuradas na borda da midsole, semelhante a interação dos anos 80. 

(Fotos sbtgsurplus)

As fivelas metálicas, bem como suas correias pretas, imitam o par usado pelo próprio MJ, e o efeito envelhecido adiciona ainda mais conexão ao item original avaliado em mais de US $ 55.000 (Aprox. R$ 228.728,50. Cotação do Dólar em 27/09/2019). 

Com base no sucesso do seu Air Jordan 1 "Chicago" Rehab SOS personalizado, Ong está oferecendo o serviço de personalização no site SBTG Surplus e o valor da interação fica em US $ 399,00*. (Aprox. R$ 1.660,00. Cotação do Dólar em 27/09/2019). 

*(não incluso o valor do calçado e nem o frete).