Uma empresa norte-americana criou uma nova Inteligência Artificial capaz de gerar artes realistas a partir de descrições de texto e imagens pré-existentes.
A DALL-E2 é uma ferramenta de criação e edição de imagens que entende a linguagem humana e pode interpretá-la nos mínimos detalhes. Portanto, é capaz de atender a solicitações e produzir quase qualquer design que você possa imaginar.
A ferramenta consegue gerar versões e estilos diferentes de uma mesma ideia e imagem ou ainda adicionando e removendo elementos de uma imagem que já existe, considerando reflexos, sombras e texturas, servindo como um “Photoshop automático”.
“O DALL-E 2 aprendeu a relação entre as imagens e o texto usado para descrevê-las. Ele usa um processo chamado ‘difusão’, que começa com um padrão de pontos aleatórios e gradualmente altera esse padrão para uma imagem quando reconhece aspectos específicos dessa imagem”, explicou OpenAI, empresa responsável pela ferramenta.
Para evitar que a inteligência artificial seja usada de maneira nociva, a OpenAI decidiu impor uma série de limitações na ferramenta, impedindo de gerar imagens violentas, de ódio ou adultas.
"Ao remover o conteúdo mais explícito dos dados de treinamento, minimizamos a exposição do DALL·E 2 a esses conceitos. Também usamos técnicas avançadas para evitar que a IA seja utilizada para gerar imagens realistas de rostos de indivíduos reais, incluindo os de figuras públicas", diz a empresa.
Por enquanto, o DALL-E 2 será disponibilizado apenas para entidades aprovadas. Porém, a expectativa é que esta ferramenta se dissemine e passe a fazer parte do lote de funcionalidades comuns que se encontrarão em programas de edição de imagem.