Por Rodrigo Dhakor
Itens domésticos em forma de elementos urbanos (coloridos com graffitis) são exibidos em uma das galerias de art e design mais prestigiadas de Paris e Londres. Estamos falando de "Efflorescence", uma coleção de móveis projetada pelo versátil designer Virgil Abloh para a Galerie Kreo. Atualmente em exibição na sede parisiense, a exposição também está pronta para ser inaugurada em Londres.
Mesas redondas, mesas de centro, assentos, vasos e espelhos, etc. Em um total de 20 peças, a coleção de Abloh é marcada por formas ásperas de concreto, quebradas, com buracos e detalhes nos quais plantas e flores podem crescer. Trazendo assim, uma estética que funde um tipo de brutalismo ao seu oposto, o elemento orgânico.
(Fotos Julien Cedolin / Sylvie Chan-liat / Galerie Kreo)
Como um "reflexo de nossa geração", os desenhos pintados com spray e com marcações coloridas feito à mão livre pelo próprio designer, lembram grafites da cidade em uma tentativa de evocar a "cultura de rua".
"Para mim, o design sempre tem a ideia inerente de ser uma ponte do passado, com um olhar voltado para o futuro", disse Abloh sobre a estética da coleção em uma declaração.
"O concreto é um material universal, você pode fabricá-lo em todo o mundo. Ele tem uma conexão forte e emocional", continuou ele.
Além dos móveis de concreto, a coleção apresenta espelhos de aço com os mesmos orifícios semelhantes aos gruyère que pontilham a superfície. "Está relacionado à minha relutância em julgar um livro pela capa", finalizou.
A exposição "Efflorescence" está em exibição até 10 de Abril na Galerie kreo , localizada na 31 Rue Dauphine , 75006 em Paris na França.