Jeff Koons deverá mandar esculturas de arte à Lua

Jeff Koons deverá mandar esculturas de arte à Lua

Jeff Koons – dono do recorde de maior preço de leilão para uma obra de um artista vivo – espera levar suas esculturas de arte pop a alturas ainda maiores no final deste ano, quando lançar uma série de peças físicas no espaço como parte de sua primeira incursão no mundo de NFTs (tokens não fungíveis).

A série “Jeff Koons: Moon Phase” inclui esculturas físicas que serão transportadas para a superfície da Lua a bordo de um Nova-C Lunar Lander, projetado pela empresa espacial privada Intuitive Machines. A informação é da Pace Gallery, que representa Koons.

As esculturas do artista norte-americano serão as primeiras obras de arte autorizadas a serem colocadas na Lua e “permanecerão lá para sempre”, disse Jack Fischer, vice-presidente da Intuitive Machines e ex-astronauta da Nasa, em um comunicado.


(Foto: Getty Images)

Elas serão transportadas para Oceanus Procellarum, o maior “mar lunar” (ou planície), e serão armazenadas em um minissatélite transparente, de acordo com a galeria.

O local do pouso será marcado como Patrimônio da Aterrissagem Lunar, ao lado de outros locais históricos na Lua, como onde a Apollo 11 pousou.

Cada escultura terá um token não-fungível digital exclusivo que ficará disponível no Pace Verso, a plataforma NFT da galeria.

Os designs para os NFTs e os trabalhos físicos não foram divulgados, mas, de acordo com a Pace, serão revelados “nas próximas semanas” – juntamente com mais informações sobre os processos artísticos e técnicos da série e atualizações sobre os parceiros de caridade do projeto.