Milhares de ativistas climáticos participaram dos protestos da “Extinction Rebellion” no centro de Londres desde 16 de abril. Os manifestantes protestam contra a quebra do clima, a perda de biodiversidade e o risco de extinção humana e colapso ecológico.
Os manifestantes viram um mural recém-pintado perto de sua base em Marble Ache. Apesar das centenas de murais espalhados pelo país, esse parece ter algo em especial. A curiosidade é que os ativistas declaram e desconfiam ser mais uma obra, dentre várias geniais, de Banksy. Na arte aparece, também, a seguinte frase:
"A partir deste momento, o desespero acaba e as táticas começam"
Ao lado da frase, aparece uma jovem no chão, plantando uma árvore, acompanhada de um logotipo da Rebelião da Extinção.
A suspeita ficou ainda maior após a declaração para o jornal The Guardian, de um negociante de arte e galerista John Brandler, que possui variadas peças do artista britânico, que afirma firmemente que o mural pertence à Banksy:
"Estou convencido sobre o de Londres por dois motivos: é um tópico que ele apoiaria, e é uma continuação do artigo de Port Talbot que apareceu em dezembro de 2018. O nome no canto não é importante, a assinatura é o trabalho. E isso é um Banksy. É uma declaração maravilhosa e uma peça linda. ”
Banksy ainda não confirmou se a pintura é oficial. Por outro lado, o artista é conhecido exatamente por surpreender e inovar em todas suas obras. A grande questão agora é esperar até sabermos se virá mais uma inovação do artista ou se é apenas uma obra tão irreverente e bonita a ponto de ser comparada a um dos maiores artistas da modernidade. Independente do autor, o importante é e sempre será a mensagem a ser passada. E essa não fica nada para trás.