Mural de protesto pode ser nova arte de Banksy

Mural de protesto pode ser nova arte de Banksy

Por CONVIDADO THE GAME

Por Felipe Bichara

Milhares de ativistas climáticos participaram dos protestos da “Extinction Rebellion” no centro de Londres desde 16 de abril. Os manifestantes protestam contra a quebra do clima, a perda de biodiversidade e o risco de extinção humana e colapso ecológico.

Os manifestantes viram um mural recém-pintado perto de sua base em Marble Ache. Apesar das centenas de murais espalhados pelo país, esse parece ter algo em especial. A curiosidade é que os ativistas declaram e desconfiam ser mais uma obra, dentre várias geniais, de Banksy. Na arte aparece, também, a seguinte frase:

"A partir deste momento, o desespero acaba e as táticas começam"

Ao lado da frase, aparece uma jovem no chão, plantando uma árvore,  acompanhada de um logotipo da Rebelião da Extinção.

A suspeita ficou ainda maior após a declaração para o jornal The Guardian, de um negociante de arte e galerista John Brandler, que possui variadas peças do artista britânico, que afirma firmemente que o mural pertence à Banksy:

"Estou convencido sobre o de Londres por dois motivos: é um tópico que ele apoiaria, e é uma continuação do artigo de Port Talbot que apareceu em dezembro de 2018. O nome no canto não é importante, a assinatura é o trabalho. E isso é um Banksy. É uma declaração maravilhosa e uma peça linda. ”

Banksy ainda não confirmou se a pintura é oficial. Por outro lado, o artista é conhecido exatamente por surpreender e inovar em todas suas obras. A grande questão agora é esperar até sabermos se virá mais uma inovação do artista ou se é apenas uma obra tão irreverente e bonita a ponto de ser comparada a um dos maiores artistas da modernidade. Independente do autor, o importante é e sempre será a mensagem a ser passada. E essa não fica nada para trás.