Por Larissa Rocha
No último domingo (26), a Maze, uma das maiores lojas de skateshop conceituadas da cena do streetwear nacional, promoveu a 2ª edição do "Maze Fest", evento que tem o intuito de reunir todas as vertentes que alimentam e fomentam a cena do streetwear.
O evento aconteceu no Expor Norte Center, um espaço de convenções no distrito de Vila Guilherme, na região norte da cidade de São Paulo, onde foi dividido em um grande salão com as exposições e uma sala superior destinada aos talks que rolaram durante o evento.
O salão principal acoplou uma área destinada a diversas competições de skate, entre elas o "Maze Street Ages", que homenageia diversas gerações de skatistas com os participantes vestidos a caráter. Contou também com uma feira de sneakers, vestuários e acessórios apresentados por lojas resellers e marcas nacionais, exposições dos artistas Ben Horton e Todd Francis, estandes da Converse, Adidas, Asics Tiger, Puma, RVCA e Primitive Skateboarding com seus respectivos produtos a serem lançados no local, e também um da própria Maze, que fez a venda e lançamento oficial no país do Diamonds x Nike SB Dunk Low nas colorways preta e branca - o que inclusive causou alvoroço e formação de fila assim que abriu os portões. Além disso, havia workshops de estamparia com a OBEY Giant e Staple, e para finalizar, contou com shows de Black Alien, Nada Surf e MadeInTYO, que agitou a galera com o hit "Uber Everywhere" e outros.
Outros estandes bem interessantes que estavam por lá foram oferecidos pela Adidas: uma lanchonete do Beavis and Butt-Head, que servia hambúrguer e acompanhamentos com o intuito de promover a nova coleção da marca, um de volta aos anos 90 com games e fliperamas famosos da época e outro em formato de uma loja de doces que trazia alguns lançamentos da Adidas e serviam algumas guloseimas.
Já na sala superior rolaram os talks com Rachel Muscat, diretora global da Adidas, uma das mulheres mais importantes do sneaker e streetwear mundial; Todd Francis, artista responsável por gráficos icônicos e memoráveis de skate para as marcas como Antihero, Real, Spitfire, Stereo e Element ; Ben Horton, pela primeira vez no Brasil, criador de alguns dos melhores gráficos em shapes, fundador e diretor de arte da $lave Skateboards; Eric Koston, skatista com papel crucial em uma série de projetos que são fundamentais para a evolução do skate nas últimas décadas como: The Berrics, Numbers Edition e vários pro models épicos de sneakers; Brock Cardiner, diretor de conteúdo do Highsnobiety, o maior portal no mundo de streetwear, responsável por supervisionar globalmente toda a equipe de desenvolvimento de conteúdo da plataforma; e, pela segunda vez, Jeff Staple, fundador da Staple Design, da revista Reed Pages e sócio da Boutique Extra Butter, em Nova York - que além dos talks, estava com um estande de sua marca e autografou panfletos e tirou fotos com a galera.
O evento foi um complexo com todas as vertentes do streetwear e atendia seu público de forma completa, para implementar havia um bar que servia vários drinks com a presença da TNT e uma praça de alimentação de encher os olhos. A galera do streetwear ficou bem surpreendida e também fortemente atendida, pois deu para ter um gostinho de um grande festival no nível dos famosos que rolam fora do país - que muita das vezes não temos acesso.
Em suma, a Maze Fest veio para ficar e seu formato agrada todos os gostos peculiares de quem cultiva a cena do streetwear, dos novos aos antigos, com conteúdo, oportunidade de compra e entretenimento. Agora é aguardar por mais novidades na próxima edição de 2019.
Confiram abaixo as fotos que fizemos pelo evento:
Fotógrafo: Lucas Marco