Os vencedores do 63º Concurso Anual de Fotos da World Press foram anunciados, destacando algumas das histórias mais importantes de 2019.
Neste concurso, 4.282 fotógrafos de 125 países de todo o mundo enviaram suas imagens. O júri formado por 17 profissionais de fotografia teve uma tarefa difícil de selecionar a melhor entre o impressionante número de 73.996 fotos.
O cobiçado prêmio "Photo of the Year" foi para Yasuyoshi Chiba, por sua imagem inspiradora de um jovem manifestante no Sudão, enquanto "Story of the year" foi para Romain Laurendeau, que capturou o espírito implacável dos levantes juvenis na Argélia.
(Foto Yasuyoshi Chiba)
Outras categorias no Concurso de Fotos incluem Assuntos Contemporâneos, Meio Ambiente, Notícias Gerais, Projetos de Longo Prazo, Natureza, Retratos, Esportes e Spot News.
As imagens vencedoras variaram do retrato de uma menina armênia de 15 anos que recentemente acordou do estado catatônico causado pela síndrome de demissão a uma foto de um orangotango de um mês encontrado ferido na Indonésia.
Os juízes notaram que o protesto e o papel dos jovens na ativação da mudança social foram os principais temas em 2019. Dos 44 vencedores, 10 fotógrafos escolheram as causas e os efeitos da crise climática como tema, revelando como as questões transfronteiriças têm um lugar nessa questão.
Abaixo estão algumas das principais fotografias vencedoras do Concurso de Fotos de 2020, selecionado entre 73.996 fotografias feitas por 4.282 fotógrafos de 125 países, e que serão compiladas no livro World Press Photo Yearbook 2020.
(Fotos Various / World Press)
Para saber mais e ver todas as fotos do concurso, acesse o site da World Press Photo .