Corredor vence maratona com sandálias de carbono

Corredor vence maratona com sandálias de carbono

No último domingo, (19), na Maratona de Khon Kaen em Khon Kaen na Tailândia, o maratonista queniano Barnabas Kiplimo completou o percurso com um tempo vencedor de 2 horas, 18 minutos e 55 segundos. Mas o que chamou a atenção de todos não foi o tempo e sim o seu calçado.

Kiplimo usou a primeira sandália de corrida com revestimento de carbono do mundo, a Nirun Carbon Plate Race Sandal, projetada pela marca de corrida tailandesa VING.

Enquanto muitos corredores testaram os limites do calçado minimalista ao longo dos anos, a VING levou isso ao pé da letra, criando uma sandália de alto desempenho, permitindo assim que os corredores se sintam livres.

De acordo com a marca, a motivação por trás do Nirun era "simplificar a indústria de calçados" criando a "primeira super sandália do mundo".

(Fotos: @vingrun)

Ao contrário da maioria dos tênis de corrida com revestimento de carbono, que têm cabedais feitos de tecido leve ou material costurado, o cabedal e a midsole da Nirun são feitos de espuma patenteada.

A sandália apresenta uma placa de carbono de comprimento total dentro da midsole de espuma, projetada para melhorar a cadência e fornecer capacidade de resposta. A super sandália tem um design tradicional de chinelo no estilo tanga, mas sua tira de espuma adiciona segurança extra.

Embora a super sandália possa parecer questionável à primeira vista, performances como a de Kiplimo lhe dão credibilidade, pois em Khon Kaen, ele melhorou seu recorde anterior de maratona em oito minutos. 

A VING disse que lançou um campo de testes de produtos em Iten, no Quênia, um dos principais destinos de treinamento do mundo para corredores de longa distância, e que vem testando a super sandália entre corredores de longa distância e maratonistas de elite que treinam em condições mais quentes, avaliando assim sua durabilidade e performance. 

A marca possui alguns protótipos à venda, inclusive a Nirun, que continua em fase de testes e desenvolvimento. Seu preço final foi fixado em U$ 169 (aprox. R$ 1.019,40).

“Estamos planejando lançar um projeto chamado Kickstarter,em fevereiro, com uma versão atualizada das sandálias”, explicou a marca. A VING também planeja exibir seu produto em março, na Maratona de Los Angeles de 2025.