Indicações de roupas para seu treino no inverno

Indicações de roupas para seu treino no inverno

Você deve saber que em treinos de corrida de rua, quanto mais leve melhor e correr de camiseta e shorts é a maneira mais confortável, mas e quando as temperaturas diminuem?

Quando o clima esfria, sair com o corpo  desprotegido pode diminuir a imunidade do organismo e favorecer as gripes e resfriados. Para correr no clima frio você precisa de mais acessórios e com roupas de inverno, não confeccionadas para a prática, não vão ajudar muito bem o seu desempenho.

Mas que tipo de roupa escolher? 

Pensando em que tipo de de roupa utilizar, aqui vai uma lista de kits e acessórios para correr no frio e continuar leve e confortável. 

Confira:

 

Camiseta térmica

Conhecidas também como segunda pele elas ajudam a manter o corpo quente durante os treinos. Também são boas para levar na mochila para o pós-treino: para você tirar a camiseta molhada e colocar uma outra que irá manter seu corpo aquecido. 

 

 

(Foto: Nike)

 

Corta-ventos impermeáveis

Jaquetas fáceis de carregar (quando o corpo esquenta durante a corrida) e que realmente impedem que você sofra com os ventos e temperaturas mais geladas no frio.

Os corta-ventos têm bolsos especiais e alguns também funcionam como capa de chuva, com tecido tecnológico que ajuda o corpo a manter a temperatura.

Os preços variam bastante, de acordo com marcas e modelos, mas é um investimento que vale a pena. Se você cuidar bem dele, pode durar a vida toda. A a maioria tem cores refletivas, o que aumenta a segurança para treinos em períodos noturnos ou nas primeiras horas da manhã.

 

 

(Foto: On)

 

 Legging

As calças leggings esquentam, são confortáveis e versáteis para qualquer ocasião.Elas são perfeitas para correr no frio e o tecido com material respirável ajuda a secar rápido o suor.

Destaque para modelos que tenham bolso contínuo na cintura ou na parte da frente para guardar pequenos objetos (como chave e carteira). 

 

(Foto: Adidas)

  

Luvas

Acessórios que protegem as extremidades e ajudam a evitar a saída de calor. As luvas feitas com tecido tecnológico, específicas para a prática de corrida são as mais indicadas. 

Opções como as com tecido touch no dedo (para acessar o celular) são as mais indicadas, além das de tecido leve e quente, feitas para temperaturas até 0°C.

(Foto: Thermal Running Gloves)

 

 

Meias 

As meias de corrida (de compressão, normais ou com materiais tecnológicos) ajudam a evitar o frio, o aparecimento de bolhas, desconforto térmico e a sensação horrível de ter os pés ensopados. Optar por meias longas, no frio, é uma boa ideia para proteger também o tornozelo. 

(Foto: Hoka)

 

 

 

Gorro, buff, protetor de ouvido

Orelhas e cabeça protegidas também mantêm as extremidades aquecidas. Do mesmo jeito que as luvas e meias, ajudam a evitar que o corpo perca muito calor durante a corrida em temperaturas baixas. Alguns modelos já têm elementos refletores. O buff também é indicado para proteger o pescoço, e dependendo do jeito que for usado, pode cobrir o rosto e até a cabeça. Além de ser bem fácil de colocar e retirar durante a corrida. 

 

(Foto: The North Face)

 

Arm Sleeves

São simplesmente um par de mangas ou de meias longas, que aderem bem ao corpo e são feitas de material especial que ajuda a manter partes que não são cobertas pelo shorts e camisetas.

Eles são utéis para correr no frio, para combater o sol e alguns modelos também fazem compressão no músculo. São ótimas opções para aquecer e são fáceis de retirar/colocar durante a corrida. 

 

 

Para correr no frio você precisa de um raciocínio: vista-se em camadas. A ideia é usar várias peças de roupa que possam ser facilmente removidas ou colocadas de acordo com a temperatura.  

 

O que vestir em qualquer temperatura para correr:

O que vestir para correr -- de acordo com a temperatura

 (Iconográfico: O que vestir para correr, de acordo com a temperatura - Foto: Ativo)