Ao longo de sua carreira de nove anos na NBA, a estrela do LA Clippers, Kawhi Leonard, se estabeleceu como um vencedor. Hoje, bicampeão da NBA e MVP das finais, ele se tornou um dos jogadores mais dominantes da liga.
Mas, quando se trata de estabelecer seus recordes em batalhas legais com empresas multibilionárias de roupas esportivas, Leonard é atualmente um perdedor.
De acordo com o The Oregonian, um processo envolvendo Leonard e a Nike relacionado ao seu logotipo "Klaw" foi encerrado, o que significa que Leonard não poderá usá-lo em qualquer um dos produtos assinado por ele.
Leonard assinou um contrato de patrocínio com a Nike quando foi recrutado em 2011, e permaneceu com a marca até 2018, quando concordou com um novo contrato com a New Balance. Ele esperava continuar usando o logotipo, mas a Nike alegou que era propriedade da marca.
Federal judges rules for Nike in the company's battle with Kawhi Leonard over ownership of the Klaw logo. Details and analysis in new @SInow and @TheCrossover legal story: https://t.co/GGqQMfgMok pic.twitter.com/foU3AkNYIV
— Michael McCann (@McCannSportsLaw) April 23, 2020
A Nike acabou contestando Leonard depois que ele entrou com a ação original e alegou que eles tinham direitos exclusivos para o logotipo. O processo de Leonard foi originalmente aberto na Califórnia, mas uma mudança de local foi concedida para mudar o caso para o Oregon.
A Nike admitiu que o logotipo "Klaw" era baseado em um design que Leonard esboçou em 2011, e um juiz decidiu que o logo era "não apenas um trabalho derivado do desenho em si, mas também algo novo e significativamente diferente" do original.
Com isso a marca do Swoosh saiu vitoriosa no processo aberto por Kawhi em Junho de 2019, com o juiz distrital Michael W. Mosman ficando do lado da gigante do calçado e encerrando a batalha legal de 10 meses.
Um dos advogados de Leonard, Peter R. Ginsberg, em resposta ao resultado disse: "Kawhi colocou seu coração e sua alma nesse design, então estamos obviamente desapontados com a decisão do juiz de dizer que o logotipo pertence à Nike e não a Kawhi". "Estamos ainda considerando outras opções para proteger os interesses de Kawhi".
Segundo o advogado da Nike, Tamar Duvdevani, há muitas diferenças entre o esboço que Leonard apresentou à Nike com suas idéias e o logotipo final acordado em seu contrato.
"A autoria é mais do que orientações e idéias. Está claro que os designers da Nike colocaram o que foi feito em caneta no papel para fixar o trabalho em um meio de expressão tangível", finaliza.
Atualmente, Kawhi Leonard tem um novo logotipo, o "KL2", desenhado pela New Balance, que pode ser visto nos modelos de tênis OMN1S e "The Kawhi" , seu próximo tênis que será lançado no Outono de 2020. A menos que ele consiga reverter o processo com a Nike, provavelmente é o logo novo com a NB que ele deverá usar daqui pra frente.