NBA apresenta novos troféus da pós-temporada

NBA apresenta novos troféus da pós-temporada

Nesta quinta-feira (12), a NBA revelou a nova coleção de seis troféus da pós-temporada, entregues aos MVPs das Conferências Leste e Oeste, aos campeões de cada conferência, ao MVP das finais e aos campeões da temporada. As peças, que foram projetadas pelo artista Victor Solomon e pela rede Tiffany & Co., levam nomes de "lendas" do esporte e que ajudaram a dar forma à liga. 

Novos troféus da pós-temporada da NBA — Foto: Divulgação

(Novos troféus da pós-temporada da NBA - Foto: Divulgação)

Larry Bird, três vezes campeão da NBA e eleito três vezes MVP e duas vezes MVP das finais, dá nome ao troféu de MVP das Finais da Conferência Leste.

"Estou muito honrado por ter meu nome associado ao troféu de MVP das finais da Conferência Leste da NBA. Sei como é difícil chegar a este grande marco das finais da Conferência Leste e ser nomeado o Jogador Mais Valioso torna ainda mais especial", comentou Bird.

Já o troféu de MVP das finais da Conferência Oeste tem o nome de Earvin "Magic" Johnson, simplesmente, um dos maiores armadores de todos os tempos e campeão da NBA cinco vezes, além de ter sido MVP e MVP das Finais em três oportunidades. 

"Estou realmente honrado por ter meu nome comemorado no troféu de Jogador Mais Valioso das Finais da Conferência Oeste. Este jogador se destaca nos dois lados da quadra, faz seus companheiros melhores e leva seu time ao maior palco do basquete", disse Magic.

Los Angeles Lakers Magic Johnson x Boston Celtics Larry Bird Finais 1987 — Foto: Getty Images

(Los Angeles Lakers Magic Johnson x Boston Celtics Larry Bird Finais 1987 - Foto: Getty Images)

Também campeão da NBA e MVP, Oscar Robertson desempenhou papel fundamental na reforma do Draft e na introdução da free agency, além de ser eleito para o time nos aniversários de 25, 50 e 75 anos da liga. Ele dá o nome ao troféu entregue aos campeões da Conferência Oeste.

Já o troféu de campeão da Conferência Leste tem o nome de Bob Cousy, presente em todas as equipes de aniversário na história da NBA (25°, 35°, 50° e 75°). Foi seis vezes campeão.

O troféu de MVP das Finais da NBA se chama Bill Russel desde 2009. A lenda tem o recorde de 11 títulos em 13 temporadas. Com 44 cms e 5 kg, é agora finalizado completamente em ouro vermeil para combinar com o Troféu Larry O’Brien e apresenta também detalhes dos gomos da bola e rede em prata esterlina.

Por fim, o troféu Larry O'Brien, entregue ao campeão da temporada da NBA desde 1984, homenageia o terceiro comissário da NBA, responsável pela inclusão de quatro equipes da ABA e melhores contratos nacionais de transmissões por TV. A peça tem cerca de 65 cm e pesa aproximadamente 13,5 kg, com sua última nova versão baseada em três áreas específicas. 

  • A rede e a bola foram deslocadas para a parte frontal, simbolizando o olhar da liga para o futuro.
  • Sobrepondo o ouro vermeil 24k (vermeil indica uma quantidade importante de prata dourada), um tom em prata esterlina para enfatizar detalhes da rede e gomos da bola.
  • A base foi redesenhada e apresenta dois discos. O disco superior lista os 75 campeões da NBA. Com início neste ano, os nomes de cada um dos campeões serão gravados no disco inferior, assim cada franquia vai receber um troféu inédito com o seu nome. O segundo disco foi projetado com espaço suficiente para exibir os próximos 25 campeões da NBA, levando à temporada de aniversário dos 100 anos. A área inferior da base do troféu apresenta a nova logo NBA Finals.