Os patrocinadores das Olimpíadas do Japão estão reduzindo as campanhas publicitárias e adiando eventos de marketing para os Jogos deste ano, preocupados com o sentimento cada vez mais negativo do público em relação ao evento em meio a uma nova onda do novo coronavírus.
Os patrocinadores também temem que os organizadores não lhes tenham dito quais são os planos de contingência existentes, caso a pandemia inviabilize os Jogos novamente este ano.
Essa incerteza sobre as Olimpíadas marca um novo revés para os patrocinadores domésticos, incluindo muitas das maiores empresas do Japão, como Canon e Japan Airlines, que juntas somam mais de 3 bilhões de dólares em apoio ao evento.
As garantias do governo japonês e do Comitê Olímpico Internacional neste mês de que os Jogos vão acontecer conforme programado, a partir de 23 de Julho, não dissiparam as preocupações.
(Foto Getty Images)
Em entrevistas com duas dezenas de patrocinadores, organizadores e autoridades, as fontes descreveram o aprofundamento da incerteza e da frustração à medida que os números nacionais de infecção atingiam recordes históricos em Janeiro, fazendo o público se voltar contra o evento.