Rússia adota outro nome para disputar Olimpíadas - THE GAME

Rússia adota outro nome para disputar Olimpíadas

Com aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI), a Rússia, proibida de utilizar nome, bandeira e hino nacional após ser banida por dois anos sob acusações de doping, encontrou um novo título para a delegação olímpica que representará o país nas Olimpíadas de Tóquio. A equipe russa será chamada de "ROC", acrônimo para o Comitê Olímpico Russo.

A mudança, que se estenderá aos Jogos de Inverno de Beijing, em 2022, também foi validada pela Wada (Agência Mundial Antidoping), que bateu o martelo na sanção imposta ao país após o escândalo envolvendo dirigentes russos em casos de dopagem.

 

(Delegação Russa - Foto: Getty Images)

A Rússia foi punida após os fatos de que autoridades do país adulteraram amostras que serviriam como evidências para antigos casos de doping no Laboratório de Moscou, e que seriam entregues para a Agência Mundial Antidoping.

O banimento permite que atletas da Rússia disputem torneios em nível mundial, mas sem quaisquer representações do país. A primeira competição após a decisão foi o Mundial de Handebol masculino do Egito, em Janeiro, quando até mesmo o brasão russo precisou ser substituído nos uniformes dos atletas.