Tocha olímpica começa revezamento com atleta feminina pela primeira vez na história

Tocha olímpica começa revezamento com atleta feminina pela primeira vez na história

Por Rodrigo Dhakor

Pela primeira vez, o revezamento da tocha olímpica começará com uma atleta feminina. A atleta olímpica grega Anna Korakaki foi escolhida por unanimidade pelo Comitê Olímpico grego para realizar o marco histórico nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

"Extremamente honrada e tocada! Que grande honra isso é, já que pela primeira vez na história uma mulher vai carregar a tocha olímpica da antiga Olímpia, onde sua jornada pelo mundo começa, até chegar ao Estádio Olímpico de Tóquio em 24 de julho, para a XXII Olímpiada!", escreveu a atleta grega em suas redes sociais.   

(Foto Getty Images)

De acordo com a tradição, Korakaki começará a primeira parte do revezamento em 12 de Março em Olympia, na Grécia, no local dos jogos originais. Ela entregará o artefato na sequência para as mãos da corredora japonesa Mizuki Noguchi, campeã na maratona dos jogos de Atenas 2004. Outros dois campeões japoneses carregarão o objeto com ela: o judoca Tadahiro Nomura e a lutadora Sasori Yoshida. A medalhista grega Ekatemi Stefanidi receberá a tocha posteriormente e entregará ao comitê organizador dos Jogos de Tóquio 2020, no estádio Panatenaico, em Atenas.

No país asiático, a tocha passará por 47 cidades japonesas. O revezamento só será finalizado no dia 24 de julho, no Estádio Nacional de Tóquio, onde será o início oficial dos Jogos Olímpicos. 

"É um momento histórico, pois pela primeira vez na história uma atleta será a primeira portadora da tocha. Acredito que Anna Korakakis está honrada com isso, porque ela honrou a bandeira grega e glorificou nosso país, não apenas com as duas medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio, mas também com seus sucessos após 2016", afirmou Spyros Capralos, presidente do Comitê Olímpico Grego.