A influência da Copa do Mundo no mercado do streetwear

A influência da Copa do Mundo no mercado do streetwear

Por Larissa Rocha

Campeonato Mundial de Futebol FIFA, evento mais aguardado no momento, está prestes a começar e as marcas já começaram a trabalhar em peças esportivas inspiradas em uniformes para atrair os amantes do futebol, e até mesmo, para atrair aqueles que querem ir aos gramados torcer com estilo.

Observando todo esse movimento através das marcas, que formularam seus próprios produtos ou convidaram Designers para realizarem a fim de celebrarem o evento do momento, separamos algumas que se destacaram pelo material utilizado, as cores exploradas e os logotipos formulados exclusivamente para a ocasião, confira abaixo:

 

Off White em colaboração com a Nike LAB

Com a coleção capsula que foi intitulada como "Futebol, Mon Amour", Virgil apresentou uma linha trazendo diferentes tipografias, apostando também, no quadriculado e nas cores preto e branco.

A camisa estampa no peito, como um escudo, o logotipo de leão na cor laranja fazendo malabarismos com bolas em laranja e azul e os números estampados nas costas da camisa remetem ao número de anos que Virgil praticou o esporte. 

A coleção ainda conta com um modelo modificado exclusivamente para a temática do tênis Flyknit Zoom Fly.

Os itens estarão à venda no dia 18 de junho, segunda-feira, no site da Nike.

 

Kim Jones e Nike LAB

Kim Jones, diretor criativo da Dior, também deixou sua visão de um uniforme de futebol minimalista para a Nike. A coleção foi intitulada como "FUTEBOL REIMAGINADO", em que Kim apostou na combinação da sofisticação e modelagem da alfaiataria com os tecidos técnicos utilizado para ajudar na alta performance do esporte.

Além do vestuário, há também um modelo de tênis criado por Kim a partir da junção dos seus três tênis favoritos da marca, o Footscape, Vandal e Air Max 97, ocasionando uma silhueta diferente e exclusiva para a temática.

Os itens já estão disponíveis no site da Nike.

 

Gosha Rubchinskiv com adidas

A Gosha se juntou a adidas para elaborar um uniforme que simboliza onze cidades sedes da Copa na Rússia.

As camisas de futebol tradicionais levam as cores vermelha e numerações de acordo com a formação tática do 4-5-1.

Não bastando o vestuário, a Gosha remodulou a bola da adidas que será utilizada na Copa, tornando-a totalmente na cor preta com a assinatura da marca em branco exclusiva para a coleção.

Os itens estarão à venda no dia 14 de junho, quinta-feira, no site da KM20.

 

Own

A marca londrina Own, recriou os modelos das camisas do Arsenal de 1995/96, Chelsea de 1995-97, Liverpol de 1989-97, Manchester Unt de 1992-94, Juventus de 1995-96 e Borussia Dortmund de 1995-96, adaptando-as a um estilo versátil de camisas de botão havaianas com aspectos vintage.

O resultado ficou bem interessante, pois a marca fez a junção da moda com as camisas de futebol da década de 90.

A coleção já está disponível à venda no site da marca.

 

Kappa com a Extra Butter

A Kappa também no clima da Copa apresentou uma coleção em colaboração com a loja Extra Butter intitulada de "De Butter, com amor", que conta com looks masculinos e femininos remodelados com a temática para prestar homenagem ao futebol.

Os itens já podem ser encontrados, exclusivamente, no site da Extra Butter.

 

UNDEFEATED com a Nike

UNDEFEATED trabalhou com a Nike para celebrar o evento mundial com uma coleção intitulada como "The Fives", focada em roupas consideradas de treino e em uma bola especial.

O lançamento acontecerá em um grande evento no dia 16 de junho, sábado, em Los Angeles (720 N. Cahuenga Blvd., Los Angeles, Califórnia) e posteriormente, os itens devem chegar no site da marca.

 

Versace

A Versace, que tem se introduzido cada vez mais no universo streetwear, também entrou na onda da Copa e fez camisas de time personalizadas para ambos os gêneros utilizando-se da sua ótica fashion para produzi-las.

As camisas trouxeram uma releitura das camisas de futebol vintage com aspectos contemporâneos com listras grossas verticais intercalando as cores e lisas com estampas sobrepostas.

Os itens já estão disponíveis no site da marca.

 

Nike com a Seleção da Nigéria

Uma das camisas mais aguardadas e queridas pelos amantes do futebol por ter sempre muitas cores e a criatividade fluir na elaboração delas, é a que a Nike produz para a Seleção da Nigéria.

A nova coleção que já conta com uma legião de esperançosos compradores, possui um vestuário completo explorando as tonalidades de verde e seus itens, notoriamente, podem ser usados em qualquer ocasião.

Os itens poderão ser encontrados no site da Nike, mas serão disponibilizados aos poucos e em alguns países.

 

66º North

A marca islandesa 66º North lançou uma capsula com o lema "Esperando a Copa do Mundo desde 1947" para simbolizar a recriação dos modelos vintage utilizados na época. 

A cápsula trabalhada em várias tonalidades de azul do uniforme da seleção da Islândia, contém camisas de treino, t-shirts gráficas, camisas de jogo personalizadas e acessórios diversos.

A coleção capsula já está disponível à venda no site da marca.

Bolovo com a Rider

A Bolovo se junto com a Rider para elaborar a colaboração intitulada como "De férias para o futebol", que trouxe à tona o futebol raiz de várzea, aqueles times em que a emoção do jogo corre na veia, que há brigas, mas no fim todos se juntam em um churrasco. A coleção veio para reviver os bons tempos do futebol e fazer um manifesto ao futebol moderno.

Os itens já podem ser encontrados na loja online da Bolovo.

 

LES

Intitulada de Status Quo Futebol Club, a Les criou peças para comemora o evento da Copa nas cores verde e preto, que traz referência aos uniformes de futebol vintage com uma "pitada" de elegância e estilo.

Os itens já podem ser encontrados na loja online da marca.

 

24 Kilates com a Nike

A marca espanhola 24 kilates se juntou a Nike para elaborar a coleção comemorativa intitulada como "Arte Puro" para homenagear a história do futebol espanhol.

A camisa é listrada nas cores cinza e preto, com um número nas costas em vermelho com bolinhas em branco. A cor escolhida para o número simboliza a dança espanhola de flamenco e o escudo no peito faz referência ao folclore tradicional.

A coleção já pode ser encontrada na loja online da marca.

 

Kith com adidas futebol

A Kith já é conhecida por suas grande colaborações e até mesmo com a adidas, desse vez se juntou a marca para elaborar peças colaborativas para a Copa.

Mesmo com a desclassificação dos Estados Unidos da Copa, a Kith trouxe uma homenagem ao país ao relembrar momentos e recriar peças inspiradas nos uniformes da seleção americana de 1994.

As peças na cor branca levam as cores da bandeira interpretadas nas três listas da adidas e as na cor dourado são lisas com detalhes em branco. Além do vestuário, há também um modelo do ACE 16 UltraBOOST.

O lançamento ainda não tem data definida, mas é previsto para o fim deste mês no site da KITH.