Por Larissa Rocha
Do dia 17 ao dia 20 de abril aconteceu a 22ª edição do Minas Trend , evento de moda que acontece na cidade de Belo Horizonte e nós da THE GAME estivemos presentes para registrar a ocorrência e a influência do streetwear nas marcas que passaram por lá.
O Minas Trend é um evento que acontece duas vezes por ano para fomentar a indústria da moda mineira e aproximar fabricantes e lojistas, sendo atualmente a principal plataforma de geração de negócios do setor no Brasil. Além de oferecer toda essa estrutura, o evento em parceria com o Sindivest promove o Ready To Go, projeto cujo objetivo é apresentar novos estilistas e marcas ao mercado da moda em um estande coletivo, e o vencedor do concurso, votado por personalidades da moda, ganha na edição seguinte do evento um estande individual e a possibilidade de promover um desfile da sua coleção.
A 22ª edição apresentou as tendências do Verão de 2019 e o tema escolhido para ilustrar foi o sertão mineiro, titulado como "Nosso lugar somos nós", contando com um desfile colaborativo com a temática na inauguração. As peças desfiladas ficaram para exposição e detalhavam as referências nas cores terrosas, nos cortes das roupas e nos acessórios escolhidos.
Veja todas as fotos do desfile colaborativo no site.
(Foto by Marcela de Paula)
A influência do segmento ready-to-wear firmado no streetwear tem sido adotada por diversas marcas, inclusive as high fashion, e essa foi a busca que fizemos no evento, tendo em vista que a grande parte das marcas que se apresentam no Minas Trend possuem segmentos na alta costura.
Em observância do Salão de Negócios e da Sala de Desfiles, destacamos cinco marcas que possuem esse estilo como fim ou que usaram apenas essa influência na coleção para contar para vocês, confiram abaixo:
1- Meniax
No Salão de Negócios a nossa primeira descoberta foi a Meniax, marca de Belo Horizonte que nasceu com o intuito undewear masculino, isto é, o comércio de cuecas e pijamas diversos era o forte até que os consumidores começaram a usar as peças para sair, com isso, surgiu a ideia de criar o vestuário.
A identidade da marca é definida por um "X" e por esculturas da Grécia Antiga, fazendo referencia à arte e a mitologia, associando-a a modernidade e a expressão do lifestyle de forma única.
A primeira coleção de vestuário da Meniax estava exposta no evento pelo programa Ready to Go, que na disputa a marca conquistou o primeiro lugar juntamente com a Libertees. As peças foram assinadas pelo estilista Lucas Magalhães, que trouxe as profundezas do mar e as expedições marítimas combinadas com a ideia mitológica adotada pela marca, as estampas foram desenvolvidas pelo Albino Papa, e os itens variam entre camisas em malha, camisa com ziper em nylon, parkas em nylon, regatas de botão em algodão, calças em moletom, shorts em linho, moletom e sarja, jaquetas em tecidos recicláveis de linho, crewneck em moletom encerado e camisas em tricot estampado.
Acessem o site da loja para informações e lançamentos.
(Fotos by Marcela de Paula)
2- Mietta
A Mietta foi outra marca que encontramos pelo Salão de Negócios, vencedora do Ready To Go 2017 e comandada pelo estilista Fábio Resende.
O nome da marca faz referência à primeira sufragista brasileira Maria Ernestina, símbolo de luta e força, além de ser a primeira mulher a votar, com essa referência nasceu o conceito de empoderamento defendido.
Todas as coleções dão voz a um segmento específico que se passa em nossa sociedade, a primeira levou o nome de Feminista, a segunda de Borogodó e a atual de Melanina.
A Borogodó estava exposta no evento e teve a temática "Futebol e Ballet", onde a marca prestou homenagem às musas desse universo, a bailarina Ana Botafogo e a atleta de futebol Marta.
A coleção Melanina também estava exposta e teve o conceito firmado sob o nome para trazer a ideia de igualdade, isto é, que todos somos iguais, pois todos nós possuímos melanina independente de raça ou cor.
Os itens variam em camisas t-shirt, camisas oversized e vestidos em malha e linho com bordados de frases de efeito e desenhos representativos.
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(Fotos by Marcela de Paula)
3- Mollet
Na Sala de Desfiles acompanhamos o desfile show da Mollet, que também trouxe referências do universo streetwear e ready-to-wear para a passarela com variações de modelagens do tecido moletom.
A Mollet também é uma marca mineira de Belo Horizonte, que tem como proposta ousar com o tecido moletom, o carro chefe da marca, para fornecer produtos não apenas da estética tradicional, mas também a possibilidade de criar em cima do tecido para que o resultado seja um produto para todos e com identidade urbana, atual e versátil.
Observa-se o conceito defendido pela marca ao ver o seu desfile, que apresentou a coleção titulada como Saramandaia. As peças apresentavam intervenções exóticas e metafóricas, como por exemplo, manga de crewneck vazada e detalhes na gola combinados com malha fina, tecido de alfaiataria com risca de giz, plástico neon transparente, e também peças com tecidos de nylon track.
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(Fotos by Marcela de Paula)
4- Lucas Magalhães
O estilista paulista Lucas Magalhães apresentou uma coleção modernista e colaborada com diversas marcas na Sala de Desfiles, dando atenção a inspirações de artistas contemporâneos.
Pode-se colocar em destaque algumas peças ligadas ao estilo ready-to-wear do streetwear, como as camisas t-shirts, macacão xadrez e calças que transitaram pela passarela.
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5- Skazi
E por fim, a Skazi foi a nossa descoberta e surpresa na Sala de Desfiles, a marca encerrou os desfiles da melhor maneira possível, primeiro, com a trilha sonora da passarela em show ao vivo da funkeira Ludmilla e com a presença da atriz Juliana Paes, segundo, com a demonstração que não trabalha somente com a alta costura ao trazer diversas peças características da moda streetwear.
A marca tem apostado nessas tendências da rua e os itens em destaques da nossa busca foram os conjuntos de agasalhos e calças jogger, parkas, shorts e calças. A coleção contava com vários itens além dos citados com uma pegada bem esportiva.
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(Fotos by Marcela de Paula)