Chinatown Market agora se chama MA®KET

Chinatown Market agora se chama MA®KET

Em Março deste ano, a Chinatown Market anunciou que mudaria seu nome em respeito e apoio à comunidade AAPI (Asian American and Pacific Islander) após receber críticas em meio ao crescente número de atos de preconceito e violência envolvendo os asiáticos nos Estados Unidos e em todo o mundo.

O nome Chinatown Market foi muito questionado depois que o atirador Robert Aaron Long assassinou oito pessoas, incluindo seis mulheres asiáticas, em Atlanta. Os assassinatos chamaram a atenção da mídia para uma tendência de racismo contra os asiáticos nos Estados Unidos, que foi ainda mais ampliada em 2020, quando o COVID-19 foi chamado de “Vírus da China” e “Kung Flu”, entre outros nomes.

Por meio do Instagram, a marca fundada por Mike Chermano revelou que passaria por um processo legal e mudaria oficialmente seu nome. 

 

Recentemente, a marca de Los Angeles explicou que "se inspirou nas lojas, nas pessoas e no movimento Chinatown de Nova York. Mas não é mais o nome correto a se usar. E que não fizeram o suficiente para considerar o que esse nome significa para as comunidades Chinatowns de todo o mundo e precisavam tomar determinada providência por esse erro".

“É hora de fazer a coisa certa e estamos comprometidos em fazer parte desta mudança”.

Uma reivindicação no Change.org foi feita, alegando que “o conceito Chinatown não está à venda, especialmente por uma pessoa de etnia branca que usa apenas a palavra Chinatown como sinônimo de falsificação, conhecido nos Estados Unidos como bootleg. E que é um ato de roubo cultural ver um branco lucrar com pessoas como LeBron James, Alicia Keys e muitos outros que vestem as roupas com motivos da Chinatown. 

 

Agora oficialmente a marca foi rebatizada de MARKET e estilizada como MA®KET, a marca também lançou um novo site, o marketmarketmarket.com , plataforma que apresenta uma variedade de moletons, camisetas, calças de moletom, shorts e entre outros lançados para comemorar o rebranding.

“Agora somos MA®KET”.

Fontes da indústria especularam que a marca receberia nomes como Aftermarket ou Ice Cold em referência ao empreendimento de moda anterior da Cherman. ICNY Random Workshop também estavam em evidências devido referências à página privada que Cherman possui no Instagram. Mas no final, ele decidiu pelo MARKET.

Para promover seu novo nome, a Market criará coleções cápsula que serão lançadas de modo online antes da chegada da loja física. As peças serão uma reminiscência da oferta da marca e apresentarão detalhes clássicos em arco na fonte Market Arc Capsule e motivos exclusivos já conhecidos pela marca, como o rosto sorridente amarelo.

Uma coleção, a "Market Globe Capsule", colocará o desenho amarelo sorridente da marca junto a frases como “paz mundial”. Outra coleção, chamada "Anniversary Graphics Capsule", consiste em peças que cada membro da equipe da MARKET projetou, incluindo jaquetas personalizadas e calças de moletom, funcionando como uma plataforma onde todos possam mostrar sua criatividade.

A MARKET também lançará uma jaqueta no estilo Friends & Family para pessoas selecionadas da marca e fará várias colaborações nos próximos 12 meses, incluindo uma com a Tommy Hilfiger.