Por Matheus Castro
Assim como a emocionante conclusão da corrida de prêmios do ano, o Oscar vem com grandes expectativas. A antecipação em torno dos vencedores é acompanhada pelo frenesi do tapete vermelho, onde as estrelas dão vida à moda requintada enquanto o mundo inteiro assiste. Na ocasião, o nível extremo de ousadia pode levar a escolhas de estilo avessas ao risco, mas os participantes de 2020 ousaram em arriscar.
Os temas que decorreram durante a maior parte da temporada foram levados adiante com graça. Penélope Cruz mergulhou nos arquivos da Chanel para reviver um visual da coleção de alta costura primavera / verão de 1995 e dar à noite seu vôo de fantasia. Natalie Portman fez uma declaração feminista na capa etérea bordada de Maria Grazia Chiuri com os nomes de diretoras ignoradas pela Academia costuradas no tecido.
O impulso pela sustentabilidade foi abordado através de peças chiques, como o visual carmesim da Louis Vuitton de Kaitlyn Dever, e a grande tradição da moda ousada do tapete vermelho foi homenageada por Scarlett Johansson no Oscar de la Renta com espartilho transparente.
Para os homens, o tapete vermelho do Oscar 2020 também foi marcado por uma predileção pela alfaiataria clássica. Estamos falando de smoking preto e camisa branca, com certeza (Noah Baumbach e Taika Waititi empregaram bem o combo). Mas também estamos falando de fantasias que fazem referência à velha escola, mas levam as coisas em uma direção um pouco diferente. Olhe, por exemplo para Mahershala Ali, em um smoking preto com um cinto de Ermenegildo Zegna XXX. Ou para Rami Malek, com uma roupa igualmente sinistra (e elegante) de Saint Laurent. O Oscar tem uma reputação de jogar pelo seguro, e isso é merecido, mas os caras mais bem vestidos deste ano jogaram apenas um pouco menos que o seguro. Ao todo, a primeira cerimônia do Oscar da década apresentou exatamente o que prometeu: uma celebração do glamour de Hollywood em todas as suas formas.
Confira abaixo a nossa selação dos looks que se destacaram:
Natalie Portman em Dior

Brad Pitt em Brioni

Cynthia Erivo em Versace

Caitriona Balfe em Valentino
Lily Aldridge em Ralph Lauren

Tom Hanks em Tom Ford

Joaquin Phoenix em Stella Mccartney

Zazie Beetz em Thom Browne

Regina King em Versace

Laura Dern em Armani

Timothée Chalamet em Prada e broche Cartier

Leonardo Di Caprio em Giorgio Armani

Rami Malek em Saint Laurent e Cartier

Billie Eilish em Chanel

Janelle Monáe em Ralph Lauren

Penelope Cruz em Chanel

Scarlett Johansson em Oscar de la Renta

Margot Robbie em Chanel

Robert De Niro e Al Pacino em Giorgio Armani

Billy Porter em Giles Deacon

Tonya Lewis Lee e Spike Lee

Adam Driver and Joanne Tucker

Charlize Theron em Dior

Brie Larson in Celine

Mahershala Ali e Amatus Sami-Karim

