Conheça a camisa de realidade aumentada que promete diminuir o consumo excessivo de roupas

Conheça a camisa de realidade aumentada que promete diminuir o consumo excessivo de roupas

Por Matheus Castro

"O quão sustentável é comprar uma peça de roupa toda vez que você quer expressar uma opinião nova?" essa é a pergunta que gerou o conceito por trás da "Last Statement T-shirt", ou "A Última Camiseta da Declaração". Uma peça feita sob medida para a era da moda digital e da dissidência política. Com apenas um toque, o usuário pode sobrepor diferente estampas à camisa, tendo mais de 100 designs centrados na justiça social e ambiental como opção de escolha. 

A t-shirt foi criada pela Carlings, varejista de moda escandinava, mais conhecida por fazer a primeira coleção de moda de todos os tempos composta inteiramente por roupas digitais. A tecnologia usada é a Spark AR, que fornece recursos de realidade aumentada presentes no Facebook e Instagram. O software funciona através de um logotipo na camiseta que funciona como ponto de rastreamento para o design. Da mesa forma que seu rosto quando você usa um filtro no IG. 

Ela é dois em um: com sua capacidade de camaleão, a camisa reduz o consumo excessivo de roupas do usuário e, ao mesmo tempo, promove a salvação do planeta através de seus designs compartilháveis. E se isso não bastasse, 25% dos rendimentos da t-shirt serão destinados à Wateraid, uma ONG que se dedica a ajudar pessoas a escapar da pobreza e doenças ligadas ao fato de viverem sem água potável e saneamento.