Conheça a VIHE, Marca Nacional Que Aposta Na Moda Sustentável

Conheça a VIHE, Marca Nacional Que Aposta Na Moda Sustentável

Por Matheus Castro

Criada por Henrique Bittencourt e Caio Predella, a VIHE nasce com o objetivo de mesclar sustentabilidade, design e slow fashion. Sem muitos rótulos, o projeto une empresas referências no segmento que possibilitam o uso de materiais sustentáveis nas peças atemporais e descomplicadas da marca. Uma colaboração com a empresa Vicunha trouxe a proposta do uso de tecidos ecológicos, que visam a redução da quantidade de água usada na fabricação. O acabamento teve o toque da Eberle, líder na produção de botões e rebites e que tem o compromisso com o ambiente como um de seus pilares.  

"Nosso objetivo é criar produtos duradouros com base na pesquisa de matéria prima, produção local e limitada, sem seguir calendário de moda ou tendência. Muito além de itens de vestuário a VIHE é uma ideia de sustentabilidade aplicada ao design de produtos.", contam. 

Nesta segunda coleção, itens em afaiataria, calças e jaquetas, utilizam tecidos premium da Vicunha Textil. Os processos de tingimento visam a economia de água e a utilização de fibras recicladas em sua produção, com foco na redução de resíduos descartados ao meio ambiente. "Todas as etiquetas foram desenvolvidas em PU sintético, sem uso de plásticos, tinta ou matéria de origem animal. Os botões da linha camisaria, são reciclados a partir de sementes de frutas e caixas de leite. Os acabamentos em metal possuem selo (SIG) Sistema Integrado de Gestão, que busca a redução de riscos ao meio ambiente e a melhoria na eficiência do uso dos recursos naturais.", diz a marca. 

Além das roupas, a VIHE também traz em seu portfóilo uma linha de móveis com upcycling de madeiras garimpadas de uma antiga construção em uma fazenda no interior do Rio Grande do Sul. As marcas encrustadas na madeira, resultado natural de aproximadamente 130 anos de exposição ao tempo, se unem à uma forte estrutura em aço com pintura eletroestática. Este tipo de acabamento não utiliza solventes e não gera poluentes, além de ser resistente a raios UV e a corrosão, garantindo maior durabilidade. O projeto é assinado pela VIHE em parceria com a empresa Aço Home Design. Abaixo, você confere a coleção completa. 

 

 Fotos: Cortesia VIHE