Conheça Leon Dame, O Modelo Que Vem Se Destacando Nas Passarelas

Conheça Leon Dame, O Modelo Que Vem Se Destacando Nas Passarelas

Por Matheus Castro

Quando John Galliano escolheu a pessoa que iria fechar o desfile da Maison Margiela no Paris Fashion Week ao final de 2019, não foi uma das top models esperadas. Ao invés delas, Leon Dame - um modelo de 20 anos de Berlim - roubou os holofotes (e os corações) de todos no Grand Palais. Uma tempestade em botas de couro preto altíssimo, uma jaqueta preta de couro falso, e pouco mais. Tão inspirada foi a marcha de Dame que, durante o resto do dia, o número de vídeos dele no Instagram praticamente rivalizou com a enxurrada de clipes da vez de Jennifer Lopez na Versace, em Milão, na sexta-feira passada. O que todo mundo queria saber era o seguinte: quem era o garoto de aparência angelical que arrastava a pista de Galliano com tanta confiança, olhando ferozmente para os editores da Vogue quando ele virou a cabeça no meio da dança? 

 

 

 "Fui selecionado enquanto estava à espera do ônibus de volta para casa", disse Dame à British Vogue. Assinado com a agência alemã Tomorrow Is Another Day, ele passou os últimos cinco anos modelando e, desde então, começou a estudar Teoria e Política de Teatro na Freie Universität, em Berlim. "Estou realmente interessado em teatro. Estou bastante aberto a muitas coisas, o que me faz gostar da moda e fazer novas experiências nela. ”

É uma atitude que Galliano detectou em Dame quando ele começou a apresentar moda masculina no ano passado, antes de passar para uma filosofia sem gênero da Maison Margiela.

Quando Galliano apresentou o show "Mutiny", Dame pisou com força na passarela ao vestir um roupão verde de sorvete, sapatos de boneca e uma touca, colocando um sorriso no rosto de todos. No show da Maison Margiela, em fevereiro, ele intensificou suas manobras em perneiras de jacquard e bolero. No entanto, nada comparado à sua performance de parar o show quando realmente se tornou o assunto de Paris. Quem o ensinou a andar assim?

"Acho que fui eu, mas a equipe e Pat me deram feedback", diz ele, referindo-se ao diretor de movimento Pat Boguslawski. Dame diz que ele e Galliano trabalharam em seu personagem quando ele entrou para sua adaptação inicial. “O resumo foi bastante aberto: 'Ande!' Tudo aconteceu quando vi minha roupa pela primeira vez e comecei a pensar em como apresentá-la no show. Tudo começou há algumas temporadas, quando nos disseram para nos tornarmos personagens. Adorei essa ideia desde o início e sempre tentei ir um pouco mais longe. ” 

Em outras palavras, Dame é o mestre de seu próprio lado. E agora o Instagram também. Perguntado sobre o que ele pensa sobre a aparência de Galliano, ele é rápido em responder: "Eu amo todos eles!" Seu maior momento da moda? "Margiela." O que vem a seguir para Leon Dame, então? "Espero que algo importante!"