Demna Gvsalia confirma que Balenciaga está de volta à alta costura

Demna Gvsalia confirma que Balenciaga está de volta à alta costura

Por Felipe Bichara

Por Matheus Castro

Demna Gvsalia está trazendo a Balenciaga de volta às suas raízes de alta costura. O diretor artístico disse a Vogue que o primeiro desfile ocorrerá em julho, para a temporada de outono 2020. A casa não produz uma coleção de alta costura desde 1968, ano em que Cristóbal Balenciaga fechou seu atelier. Agora, Demna busca "trazer a visão moderna da Balenciaga de volta as suas fontes de origem".

Em nota, o designer explicou: "A alta costura é a base desta casa, por isso é meu dever criativo e visionário trazê-la de volta. Para mim, é um modo inexplorado de liberdade criativa e uma plataforma de inovação. Oferece outro espectro de possibilidades na costura. ”

O anúncio do diretor artístico sinaliza um envolvimento mais profundo com as ideias e o espírito originais de Cristóbal Balenciaga. Descrito por Christian Dior como “o mestre de todos nós”, ele revolucionou a moda feminina com formas nunca antes vistas em meados do século 20, como as “bainhas de salão de baile” do início dos anos 1950, as linhas “semi-fit” de meados dos anos 50 e a introdução do “vestido de saco” em 1957.

Desde que ingressou na Balenciaga em 2015, Demna trabalhou em estreita colaboração com os arquivos da Casa Balenciaga para examinar os projetos originais de Cristóbal Balenciaga para manter a integridade artística em corte, forma e material. Agora, ele está dando um passo adiante, "replicando os salões originais no endereço histórico da maison na 10 Avenue George V.