Designer de Moda Walter Van Beirendonck Acusa Virgil Abloh de Copiar suas Criações - THE GAME

Designer de Moda Walter Van Beirendonck Acusa Virgil Abloh de Copiar suas Criações

Walter Van Beirendonck, membro do The Antwerp Six, grupo de designers belgas que revolucionou a moda nos anos 90, acusou Virgil Abloh de plágio na coleção de primavera/verão 2021 da Louis Vuitton em Shanghai. Em entrevista ao site Knack Weekend, Beirendonck condenou o desfile de Abloh e a prática de copiar designs. Copiar não é novidade. Faz parte da moda. Mas não assim. Não nesse nível, com seus orçamentos, suas equipes, suas possibilidades. Isso é o que é chocante para mim ”, postou.

"É muito claro que Virgil Abloh não é um designer, continuou Van Beirendonck. “Ele não tem linguagem própria, nenhuma visão. Ele não pode criar algo de sua própria temporada após temporada e isso é doloroso. Quanto a mim, ao longo de todos esses anos na moda, construí pacientemente uma linguagem própria. Essa linguagem é minha. Sou eu. E ele pega, faz uma cópia. Você pode reinterpretar as coisas, fazê-las de uma maneira diferente. Mas isso é simplesmente constrangedor. Enquanto isso, Abloh ganha muito dinheiro. Ele é quem ganha dinheiro. " 

Ao lado das silhuetas de roupas e paleta de cores da Louis Vuitton SS21, o designer belga destacou os mascotes de pelúcia "Zoooom With Friends" de Abloh costurados a vários casacos e ternos, observando as semelhanças entre a alfaiataria lançada em Walter Van Beirendonck outono/inverno 2016.

 

 

Van Beirendonck também foi ao Instagram para detonar Abloh, postando a foto de uma camiseta de lantejoulas de Peter Saville de seu desfile de outono 2020 reiterou a mensagem costurada na peça em sua legenda: “I HATE COPYCATS."

 

Ver essa foto no Instagram

I HATE COPYCATS walter

Uma publicação compartilhada por Walter Van Beirendonck (@waltervanbeirendonckofficial) em

  

O caso gerou grande repercussão, fazendo com que Kanye West, um dos mentores de Virgil, fosse ao twitter em defesa de seu aprendiz. West interpôs a situação com uma série de tweets acusando Walter Van Beirendonck de apropriação artística do pintor Pablo Picasso e do cubismo africano. Direcionando um @ para a conta “WBeirendonck”, West escreveu: “Virgil pode fazer o que quiser. Você sabe como é difícil para nós sermos reconhecidos? Vindo de Chicago? 

Este tweet foi seguido por uma imagem de West e Abloh se abraçando ao final de seu primeiro desfile masculino da Louis Vuitton em 2018 - um momento decisivo que levou os dois às lágrimas - com a legenda “Hi diet Prada hi Walter… come for us all !!! ”