Designer de Moda Walter Van Beirendonck Acusa Virgil Abloh de Copiar suas Criações

Designer de Moda Walter Van Beirendonck Acusa Virgil Abloh de Copiar suas Criações

Por Matheus Castro

Walter Van Beirendonck, membro do The Antwerp Six, grupo de designers belgas que revolucionou a moda nos anos 90, acusou Virgil Abloh de plágio na coleção de primavera/verão 2021 da Louis Vuitton em Shanghai. Em entrevista ao site Knack Weekend, Beirendonck condenou o desfile de Abloh e a prática de copiar designs. Copiar não é novidade. Faz parte da moda. Mas não assim. Não nesse nível, com seus orçamentos, suas equipes, suas possibilidades. Isso é o que é chocante para mim ”, postou.

"É muito claro que Virgil Abloh não é um designer, continuou Van Beirendonck. “Ele não tem linguagem própria, nenhuma visão. Ele não pode criar algo de sua própria temporada após temporada e isso é doloroso. Quanto a mim, ao longo de todos esses anos na moda, construí pacientemente uma linguagem própria. Essa linguagem é minha. Sou eu. E ele pega, faz uma cópia. Você pode reinterpretar as coisas, fazê-las de uma maneira diferente. Mas isso é simplesmente constrangedor. Enquanto isso, Abloh ganha muito dinheiro. Ele é quem ganha dinheiro. " 

Ao lado das silhuetas de roupas e paleta de cores da Louis Vuitton SS21, o designer belga destacou os mascotes de pelúcia "Zoooom With Friends" de Abloh costurados a vários casacos e ternos, observando as semelhanças entre a alfaiataria lançada em Walter Van Beirendonck outono/inverno 2016.

 

 

Van Beirendonck também foi ao Instagram para detonar Abloh, postando a foto de uma camiseta de lantejoulas de Peter Saville de seu desfile de outono 2020 reiterou a mensagem costurada na peça em sua legenda: “I HATE COPYCATS."

 

Ver essa foto no Instagram

I HATE COPYCATS walter

Uma publicação compartilhada por Walter Van Beirendonck (@waltervanbeirendonckofficial) em

  

O caso gerou grande repercussão, fazendo com que Kanye West, um dos mentores de Virgil, fosse ao twitter em defesa de seu aprendiz. West interpôs a situação com uma série de tweets acusando Walter Van Beirendonck de apropriação artística do pintor Pablo Picasso e do cubismo africano. Direcionando um @ para a conta “WBeirendonck”, West escreveu: “Virgil pode fazer o que quiser. Você sabe como é difícil para nós sermos reconhecidos? Vindo de Chicago? 

Este tweet foi seguido por uma imagem de West e Abloh se abraçando ao final de seu primeiro desfile masculino da Louis Vuitton em 2018 - um momento decisivo que levou os dois às lágrimas - com a legenda “Hi diet Prada hi Walter… come for us all !!! ”