Em Atitude Controversa, Gap Abandona Colaboração Pré-Estabelecida Com Telfar Clemens

Em Atitude Controversa, Gap Abandona Colaboração Pré-Estabelecida Com Telfar Clemens

Por Matheus Castro

A Gap está embarcando em uma colaboração conjunta de 10 anos com a linha Yeezy, de Kanye West, e prevista para ser lançada em 2021. O anúncio causou uma grande repercussão nas redes sociais e, a medida que a notícia se espalhava, debates começaram a surgir a respeito de como a coleção irá parecer, se dará certo ou errado e quais as expectativas para o projeto.

No entanto, um destes debates foi ofuscado pela magnitude do acontecimento e por estarmos falando de um dos maiores influenciadores de nosso tempo. Em janeiro deste ano, durante uma festa no Paris Fashion Week, a Gap havia anunciado que estaria se juntando ao designer nova iorquino Telfar Clemens. Houve muito burburinho, grandes expectativas e pessoas animadas ao ver o designer independente negro garantir um negócio bastante lucrativo e promissor. 

Logo da colaboração entre Telfar e Gap / Fonte: Hypnotique

 

Assim como Kanye, Telfar é obcecado pela popular rede varejista de roupas e também queria poder tornar acessível suas criações para adultos, crianças, homens e mulheres. Em março, devido a pandemia do coronavírus, a parceria sofreu atrasos e em seguida foi posta de lado ao passo que a Gap sofria com o lockdown e o fechamento de lojas. Segundo fontes do Business of Fashion, a colaboração havia sido adiada por tempo indeterminado.

Ainda de acordo colaboradores do BOF, Telfar e sua equipe não receberam nenhum pagamento pela parceria e protótipos em desenvolvimento para a coleção ficaram em posse da Gap. Nenhum contrato foi assinado por ambas as partes pré-pandemia, entretanto, representantes da varejista americana ofereceram um pagamento da taxa de design no valor de U$ 100,000 antes que houvesse interrupção na comunicação entre as entidades.

Um representante da Gap disse ao Business of Fashion que a marca está comprometida em pagar Telfar. "Embora tenhamos optado por não avançar com a parceria Gap x Telfar no momento, estamos fazendo todo o nosso pagamento independentemente e respeitamos e apreciamos o tempo e a visão da Telfar". 

Compreensivelmente a Gap está enfrentando críticas por abandonar uma marca independente negra por razões de orçamento e substituí-la de maneira controversa. Continuar com os dois projetos acontecendo simultaneamente foi uma grande oportunidade que poderia ter sido aproveitada pela Gap como estratégia de torná-la relevante novamente. 

 

 

 "Se a Gap realmente largou o Telfar para conseguir o Kanye, isso derrota o propósito de tudo o que estamos falando na moda".