Gucci lança coleção em colaboração com o estilista Dapper Dan

Gucci lança coleção em colaboração com o estilista Dapper Dan

Por Larissa Rocha

A Gucc se uniu ao revolucionário da moda hip-hop da década de 80, Dapper Dan, para elaborar uma coleção de produtos inspirado nas vivências e criações da época do estilista.

Dapper Dan, era um costureiro de Harlem, New York, que conjugou o encontro da rua e do hip-hop com o luxo ao customizar roupas apropriando-se dos monogramas e estampas famosas de grife como Louis Vuitton, Versace e Gucci - o que acarretou vários processos em sua carreira -, para criar roupas que agradassem a sua vasta clientela, que ia de estrelas do hip-hop como Eric B., RakimLL Cool J, Rob Base, DJ E-Z Rock Salt N Pepa a esportistas como Mike Tyson e até mesmo traficantes como o temido Alberto Martinez.

Mais importante ainda, é o fato da boutique de Dapper Dan ter de certa forma obrigado as grifes de luxo a finalmente olharem para a cultura afro-americana. E se vemos hoje a junção do streetwear com o high fashion, Virgil Abloh como diretor criativo de maison, artistas como Kanye West, Rihanna e Asap Rocky possuindo notabilidade com suas grifes, é graças a Dan, que na época fez essa mistura e possibilitou a grande indústria da moda olhar para a rua e perceber a vasta possibilidade criativa e autenticidade que ela oferece.

A declaração do executivo de marketing Steve Stoute ao New York Times sobre Dan resume tudo: “Marcas de luxo, naquela época, não eram para nós. Eles nem mesmo tinham tamanhos para pessoas negras. Então toda vez que eu vou à Louis Vuitton comprar um par de tênis, ou de calças que são do meu tamanho, eu sei que eles só estão fazendo isso por causa de Dapper Dan”.

A questão é que diante das famosas e criativas criações de Dan, ele ganhou o seu devido reconhecimento, parece até ironia do destino, mas dessa vez a Gucci - que já havia o processado por usar a marca sem autorização - o convidou para colaborar em uma coleção especial. Inclusive, no desfile Cruise 2018 da Gucci em Florença apareceu entre as peças uma jaqueta muito similar a uma criação especial de Dan.

A coleção que é inspirada em arquivos de criação de Dan com a junção do aspecto criativo aplicado por Alessandro Michele, é composta por camisas t-shirt, regatas, moletom canguru, calças jeans, saia, jaquetas canvas e bombers, conjuntos de calça e suéter de veludo, conjuntos de calça jogger e jaqueta, e acessórios como armação de óculos, lenços, chinelos slides, toucas, pochetes, mochilas, meias, chapéus, jóias e tênis de cano baixo e longo.

Os itens já podem ser encontrados à venda no site da Gucci.

Confira abaixo fotos da campanha: