Lendário designer de moda Martin Margiela está de volta, mas não da maneira como você espera

Lendário designer de moda Martin Margiela está de volta, mas não da maneira como você espera

Após deixar a moda em 2009, o designer belga Martin Margiela está de volta. Entretanto, não como você espera. Seu foco agora não são roupas, mas a divulgação de seu trabalho como artista. 

As obras de Margiela serão exibidas em uma exposição na galeria Lafayette Anticipations, Paris, de 15 de abril até 25 de julho. O projeto recebeu o simples título "Martin Margiela" e incluirá fotografias, esculturas e outras peças artísticas do designer nunca antes vistas.

Esta exposição celebra a ideia de que Martin Margiela sempre foi um artista, cujo trabalho se desenvolveu desde então, dentro e fora do mundo da arte”, disse a galeria em nota compartilhada pelo The Guardian.Ele sempre nos fez olhar as coisas com outros olhos. Indo contra a corrente, ele cultivou a obsessão por pessoas discretas, objetos abandonados e lugares e eventos esquecidos, conferindo-lhes uma nova dignidade ”.

Margiela se aposentou da moda em 2009 depois de apresentar um total de 41 desfiles durante toda sua carreira, a qual teve início em 1989. Sempre discreto, ficou conhecido pelo anonimato, por manter um perfil "Low-Profile", por recusar dar entrevistas cara a cara e por não aparecer ao final de seus shows para agradecer ao público. 

Ele estava cansado do sistema de ter de fazer tantas coleções por ano”, disse Reiner Holzemer, diretor do documentário Martin Margiela: In His Own Words, ao The Guardian sobre a aposentadoria de Margiela. “Depois que ele saiu, ele sofreu fisicamente e levou um ano para se recuperar do estresse".