Em 2004, na música "Spaceship" do álbum College Dropout, Kanye West disse: "Let's go back, back to the Gap" (Vamos voltar, voltar para a Gap). 16 anos depois, é exatamente isto o que ele está fazendo. Nesta sexta-feira (27/06), West anunciou a parceria entre a sua linha de apparel, Yeezy, e a popular marca americana de roupas Gap. Embora ainda se saiba muito pouco sobre a equipe a qual será formada para este projeto, foi anunciado que Mowalola, designer nigeriana e estabelecida em Londres, será a diretora de design da Yeezy x Gap.
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— ye (@kanyewest) June 26, 2020
Durante toda a sua carreira, o relacionamento entre Kanye West e a moda nunca foi segredo. No entanto, o rapper teve de lutar para as pessoas o reconhecerem de maneira profissional como designer. Ele passou boa parte da última década trabalhando para este reconhecimento, seja como convidado a desenhar uma silhueta de tênis para Louis Vuitton e Nike ou com a sua própria linha de roupas, Yeezy, onde vem elevando peças e tênis em parceria com a Adidas desde 2015.
A jogada com a Gap é clara: a varejista americana tem sofrido financeiramente nos últimos anos e, devido à pandemia do coronavírus, 80 mil funcionários estiveram ausentes de suas funções na companhia. Além disso, a marca tem tentado se adaptar às novas dinâmicas de mercado e impulsionar suas vendas. Segundo relatório feito pela Forbes, a Yeezy gerou US $ 1,3 bilhão em 2019 e rende à West cerca de 11% das vendas em royalties. O acordo de Kanye com a Gap também renderá royalties, além de "patrimônio potencial relacionado à conquista das vendas", de acordo com comunicado da Gap. Um documento da SEC relata que a Yeezy Supply LLC pode ganhar até 8,5 milhões em ações da Gap Inc se a coleção atingir determinadas metas de vendas. O New York Times relatou que a Yeezy x Gap gerará US $ 1 bilhão em vendas anuais em cinco anos.
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Mesmo com todo o império bilionário de sneakers e roupas, Kanye West sempre deixou claro que possui o objetivo de, através de suas criações, elevar o gosto da civilização e torná-las acessíveis para o público em geral. "Eu gostaria de ser o Steve Jobs da Gap", ele disse em 2015 para a entrevista com a Style.com. Agora, parece que terá a chance de tornar seus sonhos realidade, ou algo bem próximo à isso.