Met Gala é Adiado Por Tempo Indeterminado Devido Ao Novo Coronavírus

Met Gala é Adiado Por Tempo Indeterminado Devido Ao Novo Coronavírus

Por Matheus Castro

Met Gala, o mais agitado encontro entre celebridades da sociedade da moda e política teve seu tempo esgotado. Na segunda-feira o museu anunciou que, em ordem de evitar aglomerações de 50 pessoas ou mais, conforme orientações de saúdo em torno do novo coronavírus, "todos os programas e eventos até 15 de maio serão cancelados ou adiados".

Esta programação inclui a festa anual de arrecadação de fundos, que anuncia a abertura do sucesso de bilheteria anual do Costume Institute e se tornou a atração principal do circuito de gala de Nova York - e também a mais lucrativa. De acordo com o porta-voz do museus, não há nenhuma data ou outros planos para a festa, originalmente marcada para 4 de maio e que pretendia revelar o show "About Time: Fashion and Duration".

Presidido por Anna Wintour, diretora artística da editora Condé Nast, a gala é tanto uma festa que atrai milhões de olhares nas redes sociais quanto um veículo para garantir o orçamento operacional do Costume Institute. O único departamento curatorial do museu precisava pagar por si próprio. 

Em 2019, a gala da exibição "Camp: Notes on Fashion" arrecadou 15 milhões de dólares de 550 convidados. As marcas normalmente gastam mais de U$200,00 para garantir uma mesa no evento. Um ticket individual custa U$35,000 e só pode ser adquirido se for convidado (a Sra. Wintour examina todos os convidados, até mesmo os que foram chamados por marcas). 

Junto à Anna Wintour, os co-anfitriões da gala deste ano incluíram Nicolas Ghesquière da Louis Vuitton, Emma Stone (a atriz e embaixadora também Louis Vuitton), Meryl Streep e Lin-Manuel Miranda. Após o final de “Camp” - para o qual a co-host, Lady Gaga, usava quatro roupas diferentes, Billy Porter chegou no alto de uma maca carregado por seis homens sem camisa, e Katy Perry veio como um lustre de trabalho - as expectativas eram de que o tema deste ano levaria um retorno ao vestido mais clássico (leia-se: atemporal). 

É amplamente vista como a maior noite da moda, mais do que o Oscar - e isso é apenas o tapete vermelho. Repórteres e mídias sociais são banidos do jantar, que ocorre dentro do museu, para garantir a exclusividade. O que acontece no templo de Dendur (e nas outras galerias) fica dentro das galerias. Exceto quando um hóspede tira uma selfie errante no banheiro.

Em uma declaração publicada no site da Vogue, Anna chamou a decisão de "inevitável e responsável" e prometeu prévia da exibição planejada para este ano na edição de maio da Vogue. (Ela também aproveitou a oportunidade para endossar o candidato presidencial democrata Joe Biden.)

O museu na Quinta Avenida, em Manhattan - além de seus dois outros locais, o Met Breuer e o Met Cloisters - foi fechado a todos os visitantes em 13 de março, de acordo com as orientações do gabinete do prefeito. Ainda assim, em 9 de março, o museu esperava que a gala continuasse como planejado. O museu não anunciou uma data de reabertura.