Moda preta brasileira ocupa as passarelas da SPFW com o Projeto Sankofa

Moda preta brasileira ocupa as passarelas da SPFW com o Projeto Sankofa

Rafael Silvério, co-criador da startup de inovação social VAMO (Vetor Afro Indígena na Moda) e a modelo Natasha Soares, também criadora do movimento Pretos na Moda estão à frente do Projeto Sankofa, novidade na edição N51 da São Paulo Fashion Week que leva oito marcas comandadas por estilistas negros para as passarelas do maior evento de moda no Brasil.

As marcas que participam dessa edição de estreia são: Meninos Rei, Naya Violeta, Mile Lab, Santa Resistência, Az Marias, Silvério, Ta Studio e Ateliê Mão de Mãe. Todas elas são "apadrinhadas" por outros nomes veteranos no SPFW e foram escolhidas por meio de dois processos seletivos.

A primeira foi dentro do VAMO — onde já existem marcas participando ativamente do grupo. O júri do Vamo conta com Natália dos Anjos (coordenadora do Senac Faustolo), Luiza Tamashiro (pesquisadora e fundadora do Relab Criativo que desenvolve pesquisa com pessoas com deficiência), o fotógrafo Hick Duarte e o Squad (célula de inteligência para afroempreendedores).

A segunda foi através do júri Sankofa, que tem Luanda Vieira (Vogue), Natasha Soares (Pretos na Moda) e Camila Yahn (FFW). "A moda preta brasileira é muito mais diversa do que os estereótipos que nós estamos acostumados a ver", diz Rafael Silvério em entrevista para Nossa. 

"A moda preta brasileira é muito mais diversa do que os estereótipos que nós estamos acostumados a ver", diz Rafael Silvério em entrevista para Nossa. "Temos oito marcas, algumas delas bebem diretamente dessa fonte da diáspora africana, mas existe minha marca, por exemplo, que vai para um outro viés, que é quase americano".

(Marca Mile Lab estreia na São Paulo Fashion Week - Fotos: @mile.lab)

O que a estreia dessas oito marcas tem a acrescentar para o evento, na opinião de Silvério, que se apresenta também no último dia de desfiles (27), é mostrar como elas também possuem visões sobre diversas peças na moda, como a alfaiataria e o patchwork, por exemplo.

"A gente só tem três afroempreendedores [no São Paulo Fashion Week]. Quando colocamos mais oito, finalmente a gente alcança um número muito maior", diz Rafael.

"São oito identidades, raciocínios e abordagens diferentes", acrescenta Natasha durante a conversa.

"O que mais me impactou é termos conseguido essa diversidade dentro de marcas pretas. Uma coisa que a gente falou muito quando a gente estava recrutando as marcas, era que queríamos sair dos estereótipos". Natasha Soares

Durante todo o projeto, as marcas participantes do Sankofa contarão ainda com o apoio de um grupo formado por diferentes profissionais, da área de marketing à jurídica, para os seus negócios.

"Precisamos traçar uma estratégia para que as marcas conseguissem se solidificar e andar com as próprias pernas", explica Rafael. "Existem algumas deficiências que muita gente não sabe a respeito. Cada um teve uma uma formação e uma experiência. A partir disso, estamos entendendo qual a necessidade de cada uma e implantar as soluções caso a caso", acrescenta.

 

Natasha reforça que o trabalho voluntário segue um caminho de sucesso para que, futuramente, os eventos sejam mais igualitários e diversos.

"Acho que estamos em um caminho muito bom", opina. "Precisamos de tempo e recurso, sabe? Porque gente disposta a trabalhar é o que a gente mais tem visto. "A dificuldade que temos hoje é de acessibilidade à via financeira, que permite que a gente consiga abranger e transmitir maiores ensinamentos", finaliza.

Enquanto no ano passado o acordo para que 50% dos modelos contratados pelas marcas brasileiras para desfilar no SPFW fossem negros, a presença do Projeto Sankofa no evento tem, hoje, o intuito de trazer renovação.

O movimento feito pelo Sankofa em 2021, nas palavras da dupla, serve para abrir portas para que novas marcas ocupem esse espaço no futuro.

A São Paulo Fashion Week, acontece de 23 a 27 de Junho em versão 100% digital, e ao todo apresentará 43.

A apresentação da Santa Resistência, acontece às 19h45, o desfile da Mile Lab será exibido também nesta sexta-feira (25) às 19h50 no site oficial do evento.

TA StudiosSilvério se apresentam no sábado. O Line up dos próximos desfiles segue abaixo:

 

Dia 25 Sexta-feira

19H00 Gloria Coelho
19H30 Esfér
19H45 Sankofa: Santa Resistência
19H50 Sankofa: Mile Lab
20H15 Juliana Jabour
20H40 A.Niemeyer
21H10 Apartamento 03
21H40 João Pimenta
21h55 Neith Nyer

Dia 26 Sábado

19H00 Rocio Canvas
19H30 LED
19H45 Sankofa: TA Studios
19H50 Sankofa: Silvério
20H15 Freiheit
20H40 Neriage
21H10 Misci
21H40 Carol Bassi
21H55 Isaac Silva

Dia 27 Domingo

19H00 Wilson Ranieri
19H30 Soul Basico
19H45 Victor da Justa
20H15 Ponto Firme
20H40 Renata Buzzo
21H10 Weider Silverio
21H40 Walério Araújo
21H55 Flávia Aranha