Por Matheus Castro
No início deste ano, o Museu do Louvre foi impedido de exibir o infame desenho do Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci pela Italia Nostra, uma organização de preservação cultural. Felizmente para quem quer visitar o Louvre a partir de agora até fevereiro, o tribunal decidiu que o desenho viajará da Itália para Paris para uma exibição especial como parte da exposição honorária do museu.
Para homenagear esse show único na vida, que marca 500 anos desde a morte de Da Vinci, Virgil Abloh fez uma parceria com o Louvre para criar uma coleção cápsula de edição limitada inspirada pelo artista. Usando duas das pinturas mais notáveis de Da Vinci, A Virgem das Rochas e Santa Ana, Abloh criou essas obras de arte clássicas com logotipos e símbolos assinaturas da Off-White para misturar streetwear com arte renascentista.
Falando sobre a coleção, Abloh disse: “Quero colidir com esses dois mundos aparentemente diferentes: moda e alta arte. É uma parte crucial do meu corpo de trabalho geral provar que qualquer lugar, por mais exclusivo que seja, é acessível a todos. Eu acho que Leonardo da Vinci foi talvez o primeiro artista a viver de acordo com esse princípio, e estou tentando também. ”
Não é a primeira vez que o pioneiro da moda de rua mescla o trabalho de Da Vinci com o seu. Abloh usou anteriormente uma imagem da Mona Lisa na coleção SS18 de Off-White, bem como em sua recente colaboração com a IKEA - incluído na oferta havia um carregador de telefone com a icônica obra de arte