A pgLang, companhia de Kendrick Lamar e Dave Dree, foi lançada ano passado com apenas um website e logo, sem muita complexidade. Entretanto, o projeto sempre permaneceu um mistério sobre seu campo de atuação. É uma marca de moda? Selo de gravação? Apenas alguns teasers estrelando o próprio K.Dot, Baby Keem, Jorja Smith e Yara Shahidi davam alguma dica de que algo grande estava por vir. Agora, após dez meses de silêncio, a pgLang faz a sua estreia com uma campanha para a Calvin Klein.
Por meio de oito short films dirigidos por Dave Free, a pgLang traz uma abordagem crua e orginal para a narrativa da campanha com presença de algumas das vozes mais criativas de Los Angeles. Dentre eles, a artista Mecca Allah, astro da música Baby Keem, os atores Travis Bennet, Ryan Destiny, Keith Powers, influenciador Amber Wagner, cantor R&B Brent Faiyaz e o vlogger comediante Exavier.
Enquanto a indústria da moda opta comumente por campanhas exuberantes, a pgLang toma a contra mão com uma publicidade mais simples e fácil de se identificar. Os clipes variam de humor, alguns são intrigantes, rápidos, outros mais quietos. Em um deles, especialmente cômico, Travis Bennet promove seu jeans favorito da Calvin Klein sem suas partes de baixo.
Uma abordagem positivamente estranha, excêntrica, que ultrapassa limites e foge do que estamos acostumados a ver nos anúncios da CK. "Dave me ligou e teve a ideia, nós balançamos para frente e para trás", disse Bennet em nota. "Para mim, pgLang é criar sem limites, por mais clichê que possa parecer."
Com a campanha, conseguimos ter uma noção melhor sobre o que a pgLang envolve. A visão de Lamar e Free é transmitir histórias e ser "uma companhia de serviços para criativos". Estamos tão acostumados a sermos bombardeados com anúncios diariamente e por influenciadores que servem de acessório para marketing direcionado, que chega a ser refrescante ver uma campanha parecida com um videoclipe ou show de comédia bem bolado.