Pharrell Williams abre Paris Fashion Week com Louis Vuitton celebrando o Velho Oeste

Pharrell Williams abre Paris Fashion Week com Louis Vuitton celebrando o Velho Oeste

Pharrell Williams começou a Paris Fashion Week com o desfile da coleção masculina FW24 da Louis Vuitton na noite desta terça-feira, 16/01, com roupas elegantes e elaboradas do Velho Oeste norte-americano.

Guiado pelo desejo de retratar os cowboys estadunidenses de forma emancipatória, o estilista acertou em cheio o desfio de balancear essência criativa e ineditismo na linha, literalmente, histórica.

O cenário fez alusão ao deserto do Arizona ou do Novo México, e a trilha sonora, essencial nos shows de Williams, aos cantos dos povos originários daquelas terras.

A conexão se deu pela reparação histórica de Pharrell e equipe ao convidarem artesãos de povos originários, como Dakota e Lakota, para assinar bordados, pinturas e acessórios autorais, ao resgatar códigos desse contexto western e vesti-los em modelos majoritariamente com origens indígena e negra.

(Foto: Getty Images)

Quando você vê cowboys retratados, você vê apenas algumas versões. Você nunca consegue ver como eram alguns dos cowboys originais. Eles se pareciam conosco, eles se pareciam comigo. Eles pareciam negros. Eles pareciam nativos americanos", disse Pharrell aos jornalistas.

Deixando de lado a mesmice e usando a moda como oxigênio para uma sociedade ainda presa a ideias fixas e limitadas, o criativo não deixa dúvidas sobre o quanto tem a agregar ao ocupar esse cargo estratégico da Maison francesa. 

(Fotos: Getty Images)

O desfile foi o terceiro de Pharrell desde que assumiu a direção criativa da linha masculina da marca, no ano passado. O selo, propriedade da LVMH, a maior marca de moda do mundo, abriu cerca de 50 lojas temporárias ao redor do mundo para mostrar os novos produtos.

A badalada estreia de Pharrell aconteceu na Ponte Neuf, em Paris, em junho do ano passado, em uma festa urbana com apresentações musicais dele próprio e Jay-Z. Ele foi para Hong Kong em novembro para o segundo desfile, com roupas de marinheiro e estampas havaianas, ao longo de um calçadão à beira-mar com vista para o skyline da cidade ao anoitecer.

A LVMH publicará resultados financeiros anuais em 25 de janeiro, revelando detalhes do desempenho da indústria durante a importante temporada das festas de fim de ano. A demanda por vestuário de luxo diminuiu nos últimos meses, com os consumidores restringindo compras devido ao aumento do custo de vida.

Confira: