Simpsons e Rebeldia: confira o que rolou no desfile da coleção de SS/19 da Off-White

Simpsons e Rebeldia: confira o que rolou no desfile da coleção de SS/19 da Off-White

Por Larissa Rocha

Por Larissa Rocha

A Off-White apresentou na manhã de hoje, 20 de junho, sua coleção do Menswear para Spring/Summer 2019 intitulada como "Jim Stark" inspirada na cultura pop rebelde no Paris Fashion Week.

O desfile show aconteceu no Théâtre National de Chaillot em Paris e o nome dado fez referência ao personagem principal do filme clássico Rebelde Sem Causa, sucesso lançado em 1955Jim Stark era interpretado pelo ator americano James Dean, que é lembrando por ser um ícone cultural das nuances passadas por um adolescente e do distanciamento social. No filme, o personagem é um enlouquecido adolescente que vive o dilema da incompreensão da idade e dos problemas, descarregando a sua angústia em aventuras, bebidas, drogas e violência. 

O show também trouxe outra ideia de rebeldia, a que vem da rua, ao trazer nas peças artes do grafiteiro Dondi White. O artista que era uma figura icônica no cenário artístico das ruas do centro de Nova York, ficou conhecido por sua brilhante e dinâmica arte de rua, a mais famosa é a de três carros do metrô, Children of the Grave.

White faleceu aos 37 anos de idade de uma doença relacionada à AIDS. Abloh explicou através de seu instagram que o show foi para "canalizar 'DONDI WHITE' e a era de ouro que fez o nosso agora".

A coleção composta por camisetas gráficas, calças, bermudas, sobretudo, jaquetas, moletom canguru e camisas oversized apresenta elementos de vestuário de trabalho transitando por tecidos como tactal, lã, jeans, moletom, couro, e intervenções artísticas de Matt Groening, graffitis de Dondi White e estampas dos Simpsons, e principalmente, do rebelde americano Bart Simpsons.

O destaque do desfile notoriamente foi o jeans com aspecto bem desgastado, que apareceu em todo o show e variou em destroyed, grafitados, bordados e com pinturas. A modelagem das calças acompanhavam a linha famosa dos anos 2000, cintura alta e larga, também de forma proposital para que fosse aparente as novas "boxers" da marca que acompanham a estética do famoso "industrial belt" em amarelo e preto.

Outro destaque do show foi o aparecimento das malas transparentes em colaboração com a Rimowa, que foi adaptada com fitas acolchoadas com o logo da marca, parecidas também com o famoso industrial belt, presos a presilhas para formar uma espécie de mochila.

Já nos pés, os modelos calçavam novas cores do modelo Air Max 97 da colaboração com a Nike, clássicos do Dr. Martens que acompanhava a tag OFF-WHITE - será possível colaboração vindo por aí? - e calçados da própria marca.

Com essas referências a James Dean, Bart Simpson e Dondi White, fica claro que o Abloh procurou encontrar um jeito de desconstruir os clichês do estilo rebelde americano para aplicar na sua coleção de SS19. 

A fusão desse estilo rebelde clássico com a indústria da moda atual traz em seu resultado, novamente, que a combinação do streetwear com o highfashion dá muito certo.

Confira abaixo as fotos do desfile show:

(fotos ffw)