Você sabe o que é Y2K ?

Você sabe o que é Y2K ?

Nos últimos anos, meses e dias - devido aos desfiles da PFW, se você acessou plataformas de moda e perfis com dicas de looks e tendências, você provavelmente se deparou com a sigla Y2K. 

Em sua tradução literal, Y2K, significa year 2000, em português, ano 2000. Essa sigla representa o retorno do que foi tendência 20 anos atrás, ou seja, a estética, a moda, a cultura pop, e está sendo disseminada por várias marcas e influenciadoras fashionistas do TikTok, principalmente. 

Nesta estética, temos, majoritariamente, muitas peças de cintura baixa, brilhos, boina, lentes coloridas, caimento super slim, fendas e várias tendências esportivas. 

 

 

O período foi de extremos e caracterizado pelos elementos artificiais: muito brilho, alteração do volume do corpo, transparência e couro. De orgânico, sobram as estampas de insetos e borboletas, geralmente, em baby tees (camisetas curtas e justinhas).

Mesmo que este retorno esteja em evidência, será que após 23 anos essa estética ainda é aceitável e democrática? 

A estética Y2K, lá nos anos 2000, evidenciava um corpo magro e que era colocado como ideal, despertando gatilhos em pessoas que queriam seguir a moda, mas estavam fora do que era compreendido como padrão ou belo. 

Ao longo desses 23 anos, foi criado um movimento de auto aceitação com relação a imagem, aos corpos e ao pensamento sobre a moda. No passado, existia um padrão imposto, então, por que a volta de uma referência que teoricamente, contrapõem tudo que foi construído até aqui?  

Após o auge passado da trend, marcas influentes como FendiVersace e Balmain incluíram, por exemplo, a calça de cintura baixa em seus catálogos de moda. O problema principal é que essa volta pode trazer o alerta para transtornos alimentares e baixa autoestima, coisa que também esteve bem presente nos anos 2000.  

(Foto: Getty Images)

Algumas das peças que ditaram o Y2K ensaiaram um retorno às passarelas internacionais em 2019, mas em 2022 e no inicio de 2023 viraram referência cool, salvo algumas polêmicas. Essa volta tem movimentado o mercado cultural e, no mundo fashion, inspirado tendências desenfreadas.

Apesar do tom de novidade nas produções de agora, especialistas consideram esse um retorno previsível. Quem acompanha assuntos de moda já deve ter ouvido falar do "ciclo dos 20 anos". Isso é, de tempos em tempos, resgata-se o que se vestia duas décadas antes. 

Basta uma leve imersão nos vídeos de moda do TikTok e nos desfiles atuais para entender qual a estética favorita das novas gerações. Calça de cintura baixa, body chain e lenço amarrado como top: as peças que fizeram sucesso nos anos 2000 estão de volta. Essa é a tendência Y2K.