Por Rodrigo Dhakor
Um bot é um aplicativo ou um script automatizado que é usado para acelerar o processo de checkout ao comprar produtos online. Qualquer computador pode executar um bot, e os servidores geralmente passam a serem usados com maior velocidade que os normais.
Os bots de tênis facilitam a compra dos itens extremamente limitados; em alguns casos, esses produtos chegam ao mercado de reposição, onde são vendidos com fins lucrativos. Muitos desses itens são quase impossíveis de comprar sem o uso de bots, uma vez que outros estão fazendo o mesmo "bote" dos mesmos itens, então eles se esgotam muito rapidamente.
Em poucas palavras, você insere suas informações no bot (como detalhes do cartão de crédito, nome, endereço de entrega etc.) e instrui o bot sobre o que comprar - isso pode ser feito de várias maneiras, mas o mais comum é inserir um URL link ou palavras-chave no bot. Os compradores geralmente pesquisam informações precoces (como o URL do produto) dos chamados "cook group", que fornecem suporte aos usuários de botters.
Depois que o bot é iniciado, ele automatiza o processo de check-out e compra itens mais rapidamente do que a ação humana - os bots podem fazer check-out dos itens em menos de 0,2 segundos.
(Foto Getty Images / Hiroshi Watanabe / DigitalVision / Aitor Diago / Moment)
Embora pareça bastante simples, o uso de bots de tênis pode se tornar bastante complicado, pois geralmente você precisa usar proxies e um servidor ao lado do bot.
No Brasil, a prática anda se tornando comum. Lançamentos andam dando indícios da utilização de bots, auxiliando revendedores no aumento de suas velocidades e conexão com o site, além de os "transformarem" em "várias pessoas", garantindo um número superior de silhueta. Embora os robôs não garantam o êxito, eles aumentam drasticamente suas chances de sucesso.
Os bots não são ilegais, mas são contrários a muitos termos, condições de sites e até mesmo aos princípios do mundo dos sneakers. A maioria dos sites fazem alterações ativamente para tentar combater os bots. Site como Nike e Adidas estão cientes dos bots e atualizam regularmente sua proteção on-line contra esse tipo de ação.
No entanto, os utilizadores de bots também costumam atualizar rapidamente seu software operacional, a fim de ignorar novas medidas de proteção. Essas atualizações geralmente envolvem alterações na codificação que visam diferenciar um bot e um usuário humano.