Apple compra startup especializada em fotografia para smartphones

Apple compra startup especializada em fotografia para smartphones

Por Rodrigo Dhakor

A Apple adquiriu recentemente a Spectral Edge, uma startup especializada em tecnologia de câmeras para smartphones sediada no Reino Unido, com a possível intenção de usar as tecnologias da pequena empresa para melhorar a qualidade das imagens capturadas em iPhones

Informações detalham que o advogado da Apple, Peter Denwood, recentemente assumiu o cargo de diretor da Spectral Edge, enquanto os outros conselheiros da empresa foram demitidos, deixando a Apple sob controle total. 

Embora não esteja claro quanto a gigante da tecnologia pagou pela aquisição, a Bloomberg relata que a Spectral Edge levantou mais de US $ 5 milhões em financiamento no ano passado, o que sugere que o acordo não deve ter afetado em termos  o orçamento da Apple.

(Foto Spectral Edge)

A Spectral Edge foi fundada em 2011 a partir de uma pesquisa acadêmica realizada na Universidade de East Anglia. De acordo com um relatório de 2016 da TeleCrunch , a empresa é conhecida principalmente pelo desenvolvimento da tecnologia de fotografia computacional, que combina "dados capturados por uma lente de câmera padrão com uma foto infravermelha da mesma cena, a fim de aprimorar a profundidade e a cor da foto". Essa tecnologia é particularmente útil para fotos que foram tiradas em um ambiente nebuloso ou quando os objetos estão superexpostos.

"Combinamos uma tecnologia de fusão de imagens patenteada com algoritmos para obter mais cor, detalhes e clareza em qualquer fotografia ...  ... trazemos detalhes extras para a imagem que você não pode necessariamente ver com uma câmera normal", disse o Diretor Geral Dr. Christopher Cytera ao TeleCrunch . 

A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre a aquisição. Ultimamente a empresa trabalha na utilização de elementos como Smart HDR e Deep Fusion em seus aparelhos, mas não está claro se a tecnologia proposta pela startup será implementada nos próximos iPhones.  

Não é a primeira vez que a Apple adquire uma startup para auxílio em detalhe  específico. Em Fevereiro, foi a vez de adquirir a startup de marketing digital DataTiger e em Maio, o Diretor Executivo Tim Cook disse que a empresa adquiriu mais de 20 empresas nos últimos seis meses.

Se todo suporte procurado na Spectral Edge for realmente utilizado, pode ser que os próximos iPhone que serão lançados em meados de 2021 já tenham novidades implementadas nos aparelhos, melhorando ainda mais algo que virou destaque no iPhone 11: a qualidade das fotos.