Bill Gates faz alerta a todos sobre Bitcoin

Bill Gates faz alerta a todos sobre Bitcoin

Por RODRIGO DHAKOR

Em entrevista à agência Bloomberg, o empresário e filantropo Bill Gates, considerado o terceiro homem mais rico do mundo, criticou o Bitcoin e a "mania" desencadeada pela grande valorização da criptomoeda e promovida por nomes influentes no mercado, como Elon Musk.

Primeiro colocado no mesmo ranking dos mais ricos, Musk é não apenas um dos maiores entusiastas do dinheiro virtual, mas também um dos responsáveis por sua alta recente, após anunciar investimentos de U$ 1,5 bilhão no ativo por meio de sua fabricante de carros elétricos, a Tesla.

Gates, que tem se destacado como ativista sobre questões climáticas, destacou que o Bitcoin prejudica o meio ambiente, graças à energia elétrica consumida no processo de criação da moeda, a chamada mineração, que envolve uma grande quantidade de computadores trabalhando em potência máxima para a resolução de uma equação complexa.

(Foto: Getty Images)

O cofundador da Microsoft também alertou sobre a confiabilidade das operações financeiras ligadas ao ativo, que "promove transações anônimas que não são reversíveis", e sua grande volatilidade no mercado, o que a torna um investimento muito arriscado para pessoas que não tenham a fortuna de gente como Musk, mas se sintam atraídas por sua valorização.

"Eu realmente acho que as pessoas que caem nessas manias podem não ter muito dinheiro para gastar. Meu pensamento geral seria que se você tem menos dinheiro do que Elon, provavelmente deveria tomar cuidado", declarou Gates.

Apesar de receber críticas de outras personalidades de renome na área, como o investidor bilionário Warren Buffett e a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, o Bitcoin, que custa no momento U$ 49,5 mil (Aprox. R$ 273,7 mil) tem ganhado maior aceitação no mercado por iniciativas de empresas como PayPal, Visa, MasterCard e Fidelity Investments.


✔️ Produto adicionado com sucesso.