Confira quais são as tendências tecnológicas de 2021

Confira quais são as tendências tecnológicas de 2021

Por RODRIGO DHAKOR

A tecnologia continua avançando rapidamente, e por vezes, temos dificuldade em acompanhar todos os desenvolvimentos. A internet se tornou uma ferramenta fundamental nas nossas vidas e os dispositivos se assumiram como uma extensão quase natural do corpo humano.

Não é por acaso que os especialistas consideram que estamos vivendo em plena era digital. Ou seja, estamos na altura em que as novas tecnologias alteram de forma significativa a forma da sociedade pensar, trabalhar ou  consumir. Além disso, ela otimiza os fluxos de informação, fazendo com que sejamos também a geração mais bem informada de todos os tempos.

2021 vai ser um ano muito particular nesta evolução, porque 2020 acabou sendo revolucionado pela questão da pandemia do novo coronavírus, que introduziu uma nova normalidade.

A internet soube adaptar-se às novas necessidades e exigências do mundo moderno, com setores como o comércio eletrônico ou o entretenimento virtual se desenvolvendo de forma brutal. Levando em conta este contexto sociocultural, apontamos as principais tendências tecnológicas para 2021.

(Foto Google)

A nova geração da internet vai chegar em 2021 e deve mudar inclusive a própria world wide web. O 5G vai introduzir uma nova forma de estarmos conectados e essa revolução será tão profunda que até tem criado vários mitos e teorias da conspiração. 

Contudo, também é certo que vai introduzir novos desafios. Os algoritmos vão fechar-nos em bolhas cada vez mais controladas pelas redes sociais, o que faz adivinhar que novas ferramentas sejam também introduzidas.

À medida que passamos mais tempo na world wide web e que as nossas vidas são migradas para o mundo digital, a segurança torna-se numa necessidade cada vez mais premente. E a cibersegurança será, de fato, uma tendência tecnológica para o ano de 2021.

(Sala de Cibersegurança - Foto Getty Images)

Tudo indica que esta será uma área que se tornará mais prática e, consequentemente, mais eficiente, garantindo elevados níveis de proteção em aplicações virtuais e digitais. Isso permitirá às empresas a definitiva migração para sistema em nuvem, reforçará o teletrabalho e garantirá uma experiência mais completa a todos os usuários de áreas como jogos online ou em apostas esportivas.

O Poker online, por exemplo, tem sido uma área extremamente beneficiada por esse crescimento, aliando entretenimento ao rendimento. Ao garantir uma experiência segura e protegida ao usuário, a cibersegurança garantirá todas as condições para que o setor do entretenimento se torne também uma das principais tendências de 2021.

Assim como a rede 5G, Inteligência Artificial (AI) foi um novo termo tecnológico que começou a ser utilizado com grande frequência em 2020. E a tendência é continuar ganhando preponderância, especialmente no que diz respeito à experiência online do usuário.

"A inteligência artificial teve um destaque muito grande e em 2021 vamos ver a continuidade disso, de programas avançados ou pilotos que tiveram bons resultados e terão um desenvolvimento no próximo ano", diz Alexandre Nascimento, expert da SingularityU Brazil.

As empresas e o marketing digital estão retirando todo o potencial dela, tornando os negócios mais eficientes e modernizando a forma como consumimos na internet. 

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, trouxe um novo momento para a exploração do espaço ao "baratear" as viagens espaciais reaproveitando partes de foguetes.

(Elon Musk e a SpaceX - Foto Getty Images)

Segundo especialistas, todas as tecnologias que estão se desenvolvendo exponencialmente agora – como AI, IoT, conectividade – combinadas, vão apoiar a colonização em Marte – não em 2021, claro, mas deve ser um ano de muitos avanços na exploração espacial. A indústria aeroespacial usa todas essas tecnologias. Usa muito AI, usa muita comunicação e está puxando o desenvolvimento de várias áreas.

O salto da computação quântica visto em um experimento chinês também colabora para acelerar a exploração espacial. Foi uma grande quebra de paradigmas em 2020 que terá desdobramentos em 2021. A computação quântica está tomando uma importância grande. 

John Roese, da Dell, também levantou o tema da computação quântica. Ele diz que a ideia de um computador quântico é muito real hoje, assim como a capacidade de escalá-lo e torná-lo um produto comercial. Considera que a melhor estimativa é provavelmente para daqui a quatro a seis anos. Contudo, John acredita essa área deve acelerar em 2021.

"Nossa visão é que a tecnologia quântica é muito real, sólida. Conforme entramos em 2021, estamos começando a entender que o quântico não é um substituto para a computação convencional, é uma ampliação dela. Deve ser visto como um acelerador, pois traz a capacidade de processar certas funções matemáticas que são muito difíceis de fazer em computadores convencionais, um aprimoramento", diz Roese. Esse aprimoramento, segundo ele, deve ter um impacto principalmente na criptografia.

Que assim seja 2021.