Depois de 10 anos Wikipédia terá reformulações

Depois de 10 anos Wikipédia terá reformulações

Por RODRIGO DHAKOR

A enciclopédia virtual mais consultada no planeta, Wikipédia, anunciou que está preparando reformulações e melhorias no seu visual. As alterações poderão ser observadas gradualmente nos próximos meses, e são as primeiras atualizações no site nos últimos 10 anos. 

De acordo com a Fundação Wikimedia, que controla as milhões de páginas da Wikipedia, o objetivo dessas mudanças é tornar o site não apenas mais acolhedor para uma nova geração de usuários, mas também facilitar a navegação.

"As expectativas dos leitores e editores evoluíram", disse a Fundação em um post no blog oficial.

Por enquanto, as mudanças planejadas na plataforma parecem ser pequenos ajustes para tornar a experiência de navegação um pouco mais fácil. Uma sugestão, por exemplo, é dar aos leitores a opção de esconder a barra lateral desordenada do site, o que tornará mais fácil para os usuários "se concentrarem no conteúdo".

(Foto Reprodução / Wikipédia)

Outras novidades sugerem uma barra de pesquisa que segue os usuários conforme eles rolam a página, além de uma forma de diminuir a quantidade de espaço horizontal ocupada pelo texto do artigo.

"Achamos que é hora de pegar algumas dessas ideias e trazê-las para a experiência padrão de todos os usuários, em todos os wikis, de uma forma organizada e consistente", explica o post.

Essas mudanças não irão afetar todos os usuários de uma vez. Alguns wikis, como aqueles dos idiomas hebraico e persa, já tiveram algumas dessas alterações implementadas por padrão.

A Fundação acrescentou que, nesses sites e em qualquer outro wiki que comece a receber esses novos ajustes, apenas os usuários que estiverem logados no site terão a opção de reverter o layout antigo. 

Não há um cronograma definido para que essas mudanças sejam disponibilizadas a todos os usuários, a Fundação disse que o objetivo é fazer uma transição lenta de todos os sites da Wikipedia para o novo formato até o final do ano que vem.

O redesign estará inteiramente disponível no final de 2021 e será válido apenas para a versão web do site, acessada no desktop.