Empresa americana promete nova tecnologia de carregamento sem fio por meio do ar

Empresa americana promete nova tecnologia de carregamento sem fio por meio do ar

Por RODRIGO DHAKOR

A empresa americana Belkin, em parceria com a israelense Wi-Charge, está projetando produtos compatíveis com um novo tipo de tecnologia de carregamento sem fio pelo ar. A ideia é usar raios infravermelhos para enviar até 1 W de energia para dispositivos que estão a até 10 metros de distância.

Ironicamente, os sistemas atuais de “carregamento sem fio” não são totalmente sem fio. As bases de carregamento ainda precisam ser ligadas nas tomadas por meio de cabos. Mais do que isso, os aparelhos a serem carregados também precisam estar em contato com a base. Ou seja, os fios ainda estão bem presentes.

A ideia das duas empresas é popularizar um novo sistema que substitui as tecnologias de indução atuais e apostar num método de carregamento à distância. Isso significa que os dispositivos poderão contar com pilhas e baterias menores (ou mesmo eliminá-las), pois eles serão carregados continuamente pelo ar.

Com o novo sistema de carregamento sem fio e à distância, os smartphones, por exemplo, vão poder manter uma carga constante enquanto ele estiver em casa ou no escritório. A bateria seria utilizada apenas quando o usuário estivesse fora de casa.

Em estabelecimentos comerciais — como restaurantes — seria possível oferecer o carregamento sem fio para vários clientes simultaneamente, sem eles precisarem conectar os seus dispositivos a tomadas ou portas USB. Basta estar no alcance do sistema de carregamento.

“Imaginamos um mundo que não esteja mais cheio de pilhas descartáveis ​​e onde as pessoas não precisem brigar por tomadas. Um mundo em que a tecnologia inteligente seja mais inteligente, mais eficiente e mais sustentável”, diz a Wi-Charge em comunicado.

(Foto: Getty Images)

A tecnologia de carregamento em si — batizada de AirCord — já existe. Em 2018, a Wi-Charge ganhou o prêmio “CES Best of Innovation” por demonstrar o carregamento de um iPhone a poucos metros de distância. Porém, o transmissor era volumoso. A empresa vem trabalhando nos últimos anos para deixá-lo menor e mais simples, tornando o transmissor mais fácil de instalar.

Conforme apontou o site TechCrunch, as duas empresas ainda fazem mistério sobre o que exatamente elas vão lançar, mas a expectativa é que o primeiro produto com suporte ao carregamento à distância seja lançado ainda neste ano.

Como a Belkin está no ramo de acessórios de carregamentos e produtos domésticos inteligentes, é possível que o novo produto possa ser desde escovas de dentes eletrônicas a alto-falantes inteligentes. “O futuro do carregamento está em transição do com fio para o sem fio há anos e prevemos o carregamento sem fio pelo ar para acelerar essa evolução”, disse Brian Van Harlingen, CTO da Belkin.

 

 


✔️ Produto adicionado com sucesso.