Empresa cria Elon Mask, projeto de máscara tecnológica inspirada no dono da Tesla

Empresa cria Elon Mask, projeto de máscara tecnológica inspirada no dono da Tesla

Por RODRIGO DHAKOR

A empresa LeaseFetcher lançou recentemente um protótipo de máscara de proteção individual, que em nada lembra os modelos N95 ou os confeccionadas em tecido. O curioso desta história é que o acessório foi batizado de "Elon Mask", uma homenagem ou uma brincadeira em relação ao dono da Tesla, que é averso ao uso do equipamento de proteção.

O projeto sequer existe ainda. É apenas um conceito idealizado pela companhia britânica, que atua como uma espécie de concessionária virtual de automóveis.

Elon Musk costumava minimizar a gravidade da pandemia, tendo até declarado que acidentes de carros causavam mais mortes que a COVID-19. No entanto, ele testou positivo para a doença, relatou sintomas parecidos com o de um resfriado e se viu obrigado a ficar alguns dias em isolamento.

Diante desse quadro, a LeaseFetcher até sugeriu que as pessoas tentassem convencer o dono da Tesla a tornar esse conceito uma realidade.

(Fotos pplware)

Com um visual moderno e com cores que remetem ao visual da montadora, a Elon Mask alia segurança à tecnologia, e oferece maior proteção do que a N95. Ela conta com um filtro HEPA que remove 99,97% das partículas com 0,3 micrómetros de espessura, tais como o coronavírus, poluição ou pólen.

O equipamento possui sensores ultrassônicos de proximidade e luzes traseiras que alertam as pessoas que devem cumprir o distanciamento físico de dois metros. Seu visor atua como um "face shield", impedindo qualquer tipo de contato.

A Elon Mask permite ainda ouvir música, fazer chamadas, verificar a bateria através de um microfone embutido e ainda ouvir quem nos rodeia através de colunas em volta do ouvido.

E, caso o usuário esteja com dificuldade em entender alguém devido ao uso de máscara, o equipamento tem uma funcionalidade designada Real-Time Audio Enhancer, uma espécie de amplificador de som. O recurso permite otimizar e melhorar a clareza da fala o interlocutor.

Vale lembrar que trata-se apenas de um conceito, mas, quem sabe, no futuro, alguém se inspire e lance algo similar no mercado. E por que não o próprio Musk, já que na parte traseira a Elon Musk traz o logotipo da Tesla.