Festival Hacktudo começa totalmente virtual e gratuito

Festival Hacktudo começa totalmente virtual e gratuito

Por RODRIGO DHAKOR

Começou na última sexta feira (16) em ambiente totalmente virtual e gratuito, o Festival Hacktudo, evento que traz tendências de tecnologia, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo, por meio de oito diferentes atividades culturais e de entretenimento.

Além do já tradicional Hackathon, que deu origem ao evento, o público também poderá acompanhar a corrida de drones (HackDrones), as palestras da Hack Conference, mulheres que são destaque no mercado durante o Hack Delas, atividades de faça-você-mesmo no espaço Maker, o trabalho do artista Jota Azevedo no Expo e as propostas criativas no LAB.

"O Hacktudo é um grande encontro para ensinar, engajar e integrar pessoas de todas as idades, sobre as novidades do mundo digital e da tecnologia", detalha Miguel Colker, um dos idealizadores do festival.

Surgido como uma maratona de programação universitária, os chamados hackathons, em 2014, o Hacktudo evoluiu para um grande festival agregador de diferentes públicos, que celebra o conhecimento através de gerações, além de tocar em questões importantes, como equidade de gênero e racial. Traz como um dos parceiros de mídia o Techtudo, o mais importante portal de tecnologia do país.

(Foto Hacktudo)

Para quem não abre mão de uma maratona de programação sem se esquecer do engajamento nas causas sociais, o Hacktudo está com inscrições abertas para o Hackathon OLX. A principal plataforma de compra e vendas do Brasil é parceira do festival nesta competição voltada para universitários de qualquer área de atuação.

Durante 36 horas, 30 times irão desenvolver projetos relacionados ao tema "Economia Colaborativa em Tempos de Pandemia", e serão avaliados por especialistas. Os 3 times vencedores receberão R$10 mil em prêmios e o estudante que tiver a melhor performance fará um estágio na OLX.

Uma das atrações mais aguardadas pelo público, a corrida de drones ou Hack Drones, desta vez será transmitida por meio de uma websérie entre os dias 19 e 25 deste mês. O conteúdo, previamente gravado dentro das recomendações da OMS, promete transformar a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, em um cenário da disputa para oito pilotos profissionais do eixo Rio-São Paulo, que participam da prova com um circuito de 400 metros quadrados repleto de obstáculos que desafiam a habilidade dos competidores. A atividade conta com o apoio da Dataprev.

(Foto Hacktudo)

Para quem está em busca de ficar por dentro das ideias mais inovadoras e criativas, a Hack Conference, patrocinada pela Clear Corretora, é parada obrigatória na programação do evento. A conferência online de painéis e palestras com os principais especialistas do mercado acontece de 19 a 25 e tem a curadoria de André Simões, fundador da Passei Direto, maior plataforma de estudos do Brasil, e também um dos fundadores do Hacktudo. A apresentação será de Ronaldo Lemos, advogado e especialista em tecnologia da informação.

O festival será transmitido pelo site oficial do evento e tem inscrições gratuitas e limitadas para grupos que quiserem participar do Hackathon e para jovens que se interessarem em fazer as oficinas.

Também são gratuitas a inscrição para coletivos makers que desejarem expor seus projetos. As inscrições para participação nesses espaços do festival podem ser feitas no próprio site do evento. As outras atrações serão de acesso irrestrito, pelo portal, e poderão ser usufruídas dentro do período de cada programação.

Para mais informações acesse www.hacktudo.com.br