Google trabalha em cartão de débito inteligente

Google trabalha em cartão de débito inteligente

Por RODRIGO DHAKOR

O Google está próximo de apresentar a criação do seu próprio cartão de débito inteligente, que deverá ajudar os clientes a acompanharem suas compras feitas em plataformas online e em lojas físicas.

De acordo o TechCrunch, o projeto pretende ser uma nova peça central do sistema existente do Google Pay, que atualmente é utilizado para pagamentos adicionado a um cartão de débito físico que pode ser usado para uma variedade maior de compras. 

O TechCrunch divulgou a imagem do cartão de débito que possui um design minimalista semelhante ao Apple Card, e que também parece incluir co-branding de um parceiro financeiro e um leitor de chips.

Uma opção expandida desse cartão de débito permitiria ao Google ser mais útil no controle e acompanhamento de pagamentos e compras, além de fornecer à empresa informações valiosas sobre os gastos dos consumidores.

Ao contrário do Apple Card da Apple - que é um cartão de crédito completo -, o projeto do Google é considerado um cartão de débito, com parceiros como Citi e Stanford Federal Credit Union (o cartão em si é um cartão Visa, embora o Google possa expandir isso para outros processadores de pagamento, como o Mastercard).

Mas, assim como o Apple Card, o cartão de débito do Google será projetado para funcionar como um cartão físico e como um cartão digital para trasações controlados por smartphone, e oferecerá um número de cartão virtual separado para uso online.

O novo serviço expandirá amplamente os recursos do Google Pay, que atualmente conta com fornecedores de terceiros. Também poderia potencialmente transformar o Google na próxima gigante da indústria de tecnologia, aproveitando seus vastos anúncios e dados de pesquisa - desde recomendações personalizadas para indivíduos até avaliação de previsões mais amplas do mercado.

No momento, porém, o cartão de débito do Google parece ser apenas uma face mais conveniente (e potencialmente) mais segura das opções de cartão de débito existentes nos bancos. 

O relatório do TechCrunch parece não indicar se o Google oferecerá vantagens ou benefícios pelo uso de seu sistema, como as várias ofertas de reembolso do Apple Card, ou mesmo se os clientes obterão descontos por usar os cartões da marca Google para comprar Produtos e serviços do Google.

O relatório do TechCrunch não menciona quando o cartão de débito deverá ser lançado ou se a fase teste terá uma versão completa ao consumidor. A empresa divulgou uma declaração ao TechCrunch dizendo que: "Estamos explorando como podemos fazer parceria com bancos e cooperativas de crédito nos Estados Unidos para oferecer contas bancárias inteligentes por meio do Google Pay, ajudando seus clientes a se beneficiarem de informações úteis e ferramentas de orçamento, mantendo seus dinheiro em uma conta segurada pelo FDIC ou NCUA. Nossos principais parceiros hoje são o Citi e a Stanford Federal Credit Union, e esperamos compartilhar mais detalhes nos próximos meses". 

O Google não divulgou uma data exata de lançamento, mas o cartão de débito deve ser anunciado com uma conta corrente ainda este ano.